terça-feira, 16 de junho de 2009

NADA DE NOVO NO FRONT

O MUNDO continua o mesmo: mortes, violência, fome para muitos, bem-estar para poucos. Nada muda. Tudo se ajusta para continuar como era antes.
Já fiz um comentário, outro dia, sobre o negócio rendoso da "crise econômica". Vejam que ela é cíclica, nunca se acaba definitivamente. Por que? Porque os que se dão bem com ela não querem que ela acabe.
Quando surge a propaganda de uma crise econômica, a grande imprensa, que é sustentada pelos que dão oriegem à crise, vai logo preparando os espíritos para recessão, desemprego, juros, desvalorização, bolsas que caem... O que diabo nós, o povão em geral, que não participa dessas mil e uma estripolias, tem a ver com isso? Nada! Mas no dizer dela, a grande imprensa, tem tudo a ver.
Por isso eu digo que a onda vai continuar. Daqui uns cinco anos tudo serão mil maravilhas. Depois, com mais um tempinho, lá vem a crise: quebra um banco, quebra um país, quebram indústrias, tudo planejado para eles fazerem um novo ajuste e poucos saírem ganhando e milhões e milhões de pessoas saírem perdendo com desemprego, falta de dinheiro, de moradia, de água, de energia, para que tudo tenha um novo começo.
Essas crises são cíclicas. Jamais se acabarão. Pode esperar outra, por mais que os governos sérios se esforcem para controlálas hoje e no futuro, sempre eles - os que gnham com a crise - encontrarão um jeito de provocá-las. Não há como fugir disso, a não ser que haja um movimento global da população e ela mesma, a população, dite as regras. Do contrário, é o mesmo que chover no molhado: nada feito.