sábado, 20 de junho de 2009

DEMAGOGIA

NÃO É NUNCA DIFERENTE: ao se aproximar um ano de eleições (como 210, por exemplo), começam a aparecer nas cidades, em tudo o quanto é reduto de festas, comemorações, reuniões, protestos, passeatas e tudo o mais os POLÍTICOS que pretendem ser candidatos pela primeira vez, ou aqueles que tentarão a reeleição, em especial os políticos "profissionais", isto é, vivem só da política.
Nos seus discursos demagógicos prometem fazer, desculpam-se por não terem feito o que prometeram na eleição passada, colocam a culpa uns nos outros, e por aí vai o rosário a ser desfiado contando lorotas a enganarem o eleitor. Isso se repete. Não tem jeito. É da cultura do próprio povo: vota, critica por tere sido lesado, pois os políticos prometeram e nada fizeram e, lá estão eles novamente, prometendo, se desculpando e tornando a fazer promessas que também não serão cumpridas.

CASO os políticos cumprissem com exatidão o que prometeram, o mundo seria outro. Pelo emnos a minha cidade seria o pasaíso. Mas tudo não passa de engodo, armação de politicagem mesmo, no lugar de política séria, ética e sincera que, de fato, rege o mundo e a vida dos cidadãos. Pois nós sabemos que tudo gira em torno da política, desde se fincar um paralelepípedo numa rua até o lançamento de uma ogiba nuclear. Sem força política nada sai do lugar, nada se move, nenhum ato, nenhum feito.

ATUALMENTE, 2009, ANO QUE ANTECEDE MAIS ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS, SENENDOR, GOVERNADOR E PRESIDENTE, começam a aparecerem os demagogos, os "zé promessas" que novamente, enganando, ganham os votos para mais uma frustração, críticas e tudo voltar ao que era antes. Ano que antecede aleição e no dito cujo, ano da eleição, começam a fazer estradas, prédios, saneamento, isso e aquilo para, passado o embate eletivo, paralisarem tudo alegando falta de verba, a espera de nova eleição e recomeçarem.

É a demagogia barata que ainda funciona. Às vezes, não dá certo o laço, mas em sua grande maioria é assim que acontece: promete, ganha, esquece para lembrar quatro anos depois e tudo ter, novamente, seu recomeço.

Eu Não Suporto Mais Isso mas é isso mesmo que novamente está a contecer em todo o país.