sexta-feira, 10 de julho de 2009

PENSAMENT0S (*)TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adeptos.RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir ordem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem aura positiva; praticando o mal aura negativa.ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo nocivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E isso é salutar ou vital para a existência humana.PAZ - No começo da civilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz. GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

(*) PENSAMENTOS

HISTÓRIA - Meio pelo qual ficamos sabendo de tudo o que passou. O registro de todos os feitos da Humanidade. Até sua passagem pelo Planeta, por mais humilde que seja, está fazendo parte da história. Fantástico!

INTELECTUAL - Aquele que tem uma opinião formada sobre tudo. Conhecedor profundo dos acontecimentos e seus desdobramentos. Em especial, é intelectual, o homem que consegue aprender a viver com a própria vida. Os almanaques, livros, revistas, jornais e outros lhes trazem o conhecimento superficial, mas, o humano, aprende-se vivendo uns com os outros: nos erros e nos acertos.

SÁBIO - O que tem lições de vida para dar. Esse, sim, deve ser um conhecedor da alma humana. Em geral o sábio ouve mais do que fala. Terá ocasiões que os gestos indicam um caminho, uma solução, uma saída. Impressionante!

CÉREBRO - Armazém que guarda todos os instantes de uma existência. A visão, o olfato e a audição vão se acumulando no Cérebro que, à medida que se precisa, buscando, ele fornece o que procura, pois estão lá os maus e bons momentos; a educação; os nomes de todos as coisas que se chegue a conhecer; os números estudados; suas aflições e traumas; momentos de alegria e felicidade; cenas; cenários; figuras e bichos. Tudo se armazena ali para o seu uso.

CORPO - Simples invólucro da alma.

LEI - Um código escrito, aprovado e publico para que todos obedeçam. A lei também pode ser adquirida pelos costumes. Eu sabendo que a sua propriedade é sua, não tenho o direito de tirá-la de você. Aliás, a obediência pela ordem social deveria ser totalmente focada nos costumes. Existem milhares de Leis, nem sempre obedecidas, ou aplicadas, justamente porque entram muitas em conflito com outras.

FAMÍLIA - Dá para se imaginar como viviam os primitivos povos? Não havia a família. Todos se misturavam. Com o passar das eras, chegou-se ao que é hoje: um núcleo. Isto é, a família. E, tenhamos certeza absoluta, a humanidade parte para acabar com a família, o núcleo. Será cada um por si.

INVENÇÃO - Graças a inteligência do homem, as invenções, desde a descoberta do fogo até a conquista do espaço, com foguetes e satélites, que uma certeza me fascina: um dia não haverá mais nada para descobrir, nem mesmo o outro lado depois da morte.

LIBERDADE - Um bem precioso que possuímos. Nada é mais importante do que liberdade.

SAÚDE - Sem ela, morremos. Incrível que não nos demos conta de que devemos cuidar da saúde.

TRÃNSITO - Um emaranhado de transeuntes, veículos e animais buscando alguma coisa em algum lugar. Bom é cada um ter consciência de que está no trânsito com milhões de outros seres. Precisa, não somente cuidar da sua vida, mas da vida dos outros.