segunda-feira, 22 de junho de 2009

PARA O SEU CONHECIMENTO

Um dos poetas mais lidos, da língua portuguesa. Fernando Pessoa é simplesmente especial. Leiam e reflitam esta poesia que tão bem retrata o dia a dia de cada um de nós. Eu, pelo menos, não conheço ninguém que diga que deve, que já foi na Delegacia de Polícia, que tem algum vício, que é ridículo o dia todo e às vezes é vil... e por aí segue cada um sendo retratado pelo grande Fernando pesso neste:
Poema em Linha Reta

Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo. Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda; Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel, Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes, Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar, Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado Para fora da possibilidade do soco; Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas, Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho, Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó principes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?
Poderão as mulheres não os terem amado, Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca! E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que venho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

HEGEL e a PAZ

NAS MINHAS OBRAS, nos meus ecritos, nas minhas palestras e diálogos sempre defendo a Paz. Paz como fonte inspiradora para o perdão, a convivência harmoniosa e o desenvolvimento dos povos. Sem paz não há salvação da vida como trunfo para vencer, conquistar e avançar nos mundos da ciêrncia, da tecnologia e do ensino.

NÃO DEIXO, em momento algum de dizer, quando oportuno, que a Paz é o centro da sociedade orgaizada; é o núcleo da família que prospera e é tudo para o homem que deseja realizar grandes obras. A Paz pregou Jesus, Gandhi, Confúcio (o pessimista), Maomé, Buda, e por aí segue o rosário feito de figuras proeminetes que se destacaram e fizeram bem à Humanidade.

DO OUTRO LADO estão os violentos: Lampião, Alexandre (o Grande, que não tinha nada de grande), os Papas da Idade Média, Mao Tse-Tung, Hitler, Saulo (depois virou Paulo) e assim continua a lista dos que nada contribuíram para a tranquilidade dos povos.

ENTRETANTO, que pese os nomes acima contra a Paz, em detrimento do pedido dos que desejavam viver em paz, um tal de Hegel, nem vou escrever seu nome completo, nem qual o período da história que ele viveu, mas que disse uma coisa que me fez riscar o seu nome da relação dos filóisofos que estudo, disse Hegel mais ou menos isso: a paz perpétua provocaria uma estagnação e inércia, parecido com a água estagnada que, parada, apodrece.

AO CONTRÁRIO, meu caro Hegel, formulador da guerra e seu mais astuto apologista da matança, da destruição, da vingança e da vergonha. Aquele Hegel que se firmou como grande pensador dizia que a guerra assegurava a saúde moral dos povos. Parece-nos que esse filósofo alimentou muitos celerados e criminosos contra a humanidade. No século 19 dezenas de conflitos destruíram milhares de vidas inocentes, em nome da paz, à época que esse Alemão da guerra habitava. AO CONTRÁRIO, a água apodrece com os dejetos jogados sobre ela; a paz se degenera com a ambição de poder, riqueza e mando de aproveitadores tresloucados.

SOU INCONDICIONAL DEFENSOR DA PAZ, mas pela paz, pelo diálogo, pela concessão em acordos, jamais através da beligerância, da troca de tiros, bombas, mortes, destruição. Hegel, amigo de Marx, até que deu uma contribuição na parte social dos cidadãos, mas entendia que a Paz só seria possível com a guerra. Isso eu não aceito, esse absurdo eu abomino.




FLAVIANO E CHICHICO PREPARAM VAIA PARA A DEPUTADA SANDRA ROSADO.


Nessa noite de 19 de junho, ontem, sexta-feira, portanto, a governadora Vilma de Faria veio a Apodi. Anunciou as obras, objeto de matéria abaixo desta, que certamente realizará em nosso município.
Com ela vieram deputados estaduais; Mineiro e Woben Júnior e Larissa; o Reitor da UESRN, Milton Marques; além do vice-governador, Iberê Ferreira de Souza. Mais assessores e ajudantes necessários às suas viagens de trabalho pelo Estado afora.
Na Casa de Cultura Popular, com a presença da prefeita Gorete e do vice Vandinho, o auditório repleto de populares, lideranças e representantes de entidades também se faziam presentes, todos. Naquela ocasião usaram da palavra, cvada um dizendo a que veio e o que pretendia fazer pela nossa Apodi.
Um episódio chamou a atenção dos que ali se encontravam. Na hora em que usou da palavra a deputada Sandra Rosado, ao pronunciar a palavra UFERSA, uma vaia se ouviu pelo meio da multidão. Poucos entenderam aqueles apupos dirigidos à deputada do PMDB que tanto tem feito pelo Apodi.
Mas, segundo os observadores locais, tudo teria partido de Chichico e Flaviano, pois eles elaboraram, dias atrás, uma passeata onde todos trajavam roupas pretas simbolizando o enterro das pretensões do Apodi conquistar, para o nosso município, o Campus daquela instituição de ensino superior, já que fora batido o martelo, em Brasília, pelo Ministro da Educação em favor da vizinha cidade de Caraúbas.
Com isso, creditaram como fracasso a não vitória de Apodi ao pleito, pelas torcidas que deram Sandra e outras cabeças estaduais, quando lançaram cartaz com o retrato da deputada e dos outros considerados “traidores”.
A vaia, orquestrada pelas duas cabeças da passeata, deixou a governadora constrangida e causou um grande mal estar no recinto. Dessa maneira, Sandra saiu chateada levando consigo a mágoa que deverá recair naqueles que elaboraram ato desagradável numa demonstração de falta de educação e desprezo para coma deputada Sandra Rosado.


VILMA PROPÕE PARCERIA COM GORETE

Na noite do dia 19, pretérito, no auditório da Casa de Cultura, a governadora, na presença de várias autoridades: deputados estaduais Mineiro e Woben Jr, do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do Reitor da UERN, Milton Marques, vice prefeito Vandinho, prefeitos de outras cidades, vereadores e representantes de entidades, lideranças e locais e povo em geral, a governadora Vilma de Faria propôs parceria de trabalho com a prefeita Gorete.
Construção de um entreposto do mel; projeto piloto de irrigação de 200 hectares; finalização do saneamento; urbanização do terminal turístico da barragem de Santa Cruz, bem como o asfaltamento da estrada de acesso àquela maravilha; dotação no orçamento de 3 milhões para construção do campus Avançado da UERN, dentre outras realizações.
Gorete se comprometeu em doar o terreno, que deverá ser escolhido pela população, sua localização e tamanho, enquanto o Estado, que já possui um projeto pronto, deverá construir e botar imediatamente em funcionamento.
A parceria deu um chega para lá no candidato a prefeito Flaviano, que havia prometido dezenas de obras para o Apodi, via governadora, não foi possível, agora Vilma empreenderá suas obras em Apodi com a prefeita Gorete.
Os opositores de Gorete ficaram decepcionados, pois pretendiam isolar a prefeita nas realizações de Vilma em nosso município, tentando ganhar terreno político com isso, o que não será mais possível. A proposta da governadora Vilma foi de pronto aceita pela prefeita Gorete e as duas marcharão unidas, com o apoio dos deputados, senadores e demais líderes, na busca de soluções para os problemas de Apodi e região.
Gorete já vem fazendo muito pelo Apodi, nem precisamos listar o que ela já realizou nesses 6 meses, mas quebraram a cara aqueles que pensavam que ela não mostraria o seu trabalho à frente da prefeitura, não só mostrou sou competência como já conquistou a governadora para realizarem um trabalho em parceria em favor do nosso município.
Foi bem proveitosa a vinda da governadora ao Apodi, aproveitando da ocasião para anunciar a todos pelo rádio e a imprensa em geral que trabalhará conjuntamente com Gorete nas obras estaduais em Apodi.