quarta-feira, 12 de agosto de 2009

indagações e um desabafo

Eu sei: as regras do seu blog. Tudo bem. O que vou comentar e/ou indagar tem relação, sim, com o que está lá, escrito para quem quiser... vê...
Inicio com a primeira indagação: por que dois pesos, duas medidas, quando criticam políticos corruptos neste blog?
Agora vamos ao miolo da coisa.
O Noblat, famoso no Brasil inteiro, quem sabe até no exterior, não coloca uma linha sequer, a favor de Lula, seja qual assunto for. Ao contrário, se Lula diz algo importante, busca um jeitinho para desqualificar ou humilhar o presidente.
A campanha que Noblat (e até o jornal O Globo) faz a favor de Marina Silva, para que ela saia do PT e se candidate pelo PV (mesmo se sabendo que não logrará êxito, isto é, não se elegerá, talvez empate com Heloísa Helena) é uma festa! Investigação metódica. Declarações bem editadas. Comentários encomiásticos. E, ao contrário, o que batem em Lula, para respingar em Dilma Russeff e até críticas diretas à Ministra, não está escrito em nenhum gibi. Uma senhora, demitida da Receita federal, por incompetência, disse que foi procurada pela Ministra para apressar ("apressar": tornar mais rápido, acelerar - Aurélio) as investigações sobre o filho de Sarney, que, supostamente estaria fraudando o fisco (não pagar impostos).
O Noblat diz de um jeito assim como se fosse o maior crime do mundo!
Digamos que Dilma, que desmente, tivesse pedido isso, o que significa? Pressa! Para obter logo o resultado. Saber se há ou não fraude. Em caso positivo, punição. Negativo, absolvição. E ponto final.
Não! Dilma queria encobrir o crime do filho de Sarney para se beneficiar politicamente, quando todo mundo sabe que, não sendo isso, Dilma Russeff sairia perdendo! Ora bolas!
O que mais impressiona, é que os jornalistas, os redatores de Editoriais, os donos de jornais e revistas sabem que é assim: fraudou, pagou. Não fraudou, certidão negativa. Mas não comentam nesse diapasão, não. Comentam incriminando a Ministra que já foi vítima dessas observações maldosas, centenas de vezes pela grande imprensa que é contra Lula, a favor do PSDB e do DEM.
Segunda indagação: qual o destaque sobre a falta de ética de Arthur Virgílio, no Senado? Nenhum! Ao contrário, divulgam a coisa como se ele fosse vítima. Dá para entender?
É culpa de Renan, o Maldito! É culpa de Collor, o proscrito! Ou é culpa do Lula, o nordestino!
Meu Deus! Ainda bem que o povo está vacinado, imunizado contra essas marolas que a grande imprensa quer transformar em grande onda para afogar Lula e Dilma Russeff.
Que Marina Silva vai para o PV. Noticia-se. Até se deve comentar abalizando o que poderia acontecer, não é uma certeza. Mas já colocar como uma certeza certa (desculpem o pleonasmo) de que Marina está no PV e vai ganhar de Dilma e entregar a Serra, é declarar abertamente de qual lado está o Noblat... e O Globo.
Esta outra senhora, cientista política, professora universitária, que sabe muito português, que faz parte das "meninas do Jô", lá, onde ficam fazendo piadas com Lula e humilhando o presidente, também mete a pua. É de amargar. Não tem uma linha em benefício do presidente que levantou o Brasil, colocou a Nação entre as mais respeitadas, conduziu a economia com maestria e recebe homenagens em toda parte do Planeta, menos aqui, no Brasil.
Tudo bem: jornal e revista pertencem a grupos empresariais - da iniciativa privada - podem tomar partido. Nos Estados Unidos é assim. Só que, lá, eles dizem logo quem apóiam e qual o partido da preferência. Não se camuflam para granjear o apoio da opinião pública, se dizendo independentes e só torcendo por um lado. Cadê a Ética?
Terceira indagação: Que têm o Noblat e a "menina do Jô", por extensão O Globo, contra Renan, Collor, Severino Cavlante e Lula? Não me digam que é porque eles são do Nordeste! Pois o Serra já declarou que nós, nordestinos, atrasamos o desenvolvimento do Brasil! Estaria aí a explicação?
A grande imprensa do Brasil já tem conhecimento do que se passa lá dentro do Senado há muitos lustros. Até eu, que passei por Brasília e nem fui ao Senado, apenas por um dia, sei que ali as benesses são comparadas a um Paraíso? Por que somente agora estão contra o Senado? Mas, mesmo assim, não é contra o Senado, que a grande imprensa investe, é contra Lula! Como? Sarney, com quem a grande imprensa convive há 60 anos, agora descobriram que ele se aproveitou da política, apoia Lula. Lula quer a candidatura de Dilma Russeff e Sarney apoia Dilma. Entenderam?
Não há explicação mágica: a eleição de 2010 está sendo antecipada pela grande imprensa, tenta, de qualquer maneira, eleger Serra (neoliberal - de um neoliberalismo falido em todo o mundo). Mas ora, ora, é de São Paulo.
Quarta indagação: por que vocês não metem crítica em Collor, dizendo que ele continua a fazer falcatruas? Porque sabem que o seu afastamento da presidência, por causa de um carro Fiat, foi um verdadeiro linchamento político. Ele foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal e obteve a remissão do povo alagoano. Mas fazem um alvoroço somente porque Lula, que no passado foi adversário, hoje é amigo de Collor! Que tem isso? Se na política tudo é possível, e o correto na política é conseguir apoios, esquecer o passado, construir o futuro, como Lula vai repelir o apoio de Collor, um Senador, e de um partido = PTB -, somente porque o PSDFB e o DEM são contra Collor com a chancela da grande imprensa do Brasil? Isso é o fim da picada...
A grande imprensa, nem mesmo o Noblat, fala de Yeda Crusus, do PSDB que está sendo investigada por uma CPI na Assembléia do Rio Grande do Sul. O que ela fez? Se for mentira o que dizem dela, se é verdade. Nada! O governador pertencente ao PSDB, da Paraíba, foi sacado do comando, e quase ninguém ficou sabendo. A grande imprensa parece que anda escondendo algumas coisas, e divulgando demasiadamente outras.
Mas, Sr. Noblat, fique tranqüilo, não é só você, não. Além do seu blog há a revista Época, o jornal Estadão, a Folha de São Paulo, a rádio Jovem Pan (AM). Esta rádio tem o Nêumani Pinto, que eu já ouvi um deputado afirmar, no ar, na mesma emissora, o Nêumani ouvindo também, que ele pertence ao DEM (PFL). Parece que está insinuando que Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif são a favor de Lula... Não! Eles são honestos, porque Lula está fazendo um grande governo. A Ministra Dilma tem história, biografia invejável e revelou-se uma extraordinária zeladora das coisas públicas. Por isso tem que existir alguém para defendê-los, inclusive eu, mero advogado da cidade de Apodi, Rio Grande do Norte, que não suporto injustiça.
Vou encerrar dizendo que não faço mais indagações. Mas deixo registrado que este pequeno escrito vai para o meu blog e, através de E-mail, mandarei para outros blogs e senadores.
Não me tome por atrevido, por Deus! Mas eu precisava desabafar depois de ler, meses, até anos seguidos o Noblat falando, falando, mangando, mangando do presidente Lula e dos que o cercam ou que lhe dão apoio. Pelo que estou observando, para decepção de vocês e da grande imprensa, Sarney não sai da presidência do Senado e Dilma Russeff é candidata a presidente. Agora, se ela vai vencer só saberemos depois do dia da eleição em outubro de 2010, que a grande imprensa do Brasil começa a vivenciar em pleno 20º9, atacando Lula e Dilma e todo aquele que se declarar a favor de sua candidatura. Nietzche disse: “Não há fatos, só interpretações”. E para o Grande Sarney, a quem admiro, digo o que disse Platão: “Uma vida não questionada não merece ser vivida”. Vá em frente Senador, ex-presidente da República, ex-deputado, ex-governador, 3 veses senador, três vezes presidente do Senado, escritor, pertence a ABL, intelectual e homem de coragem. Admiro Collor, também, por sua coragem e destemor e que diz a verdade. Suas palavras são como a navalha na carne, por isso não o aceitam, os cavilosos. Renan, invejam-no, por que sabe se situar perante os poderes. Severino Cavalcante, na sua humildade, humilhado por Gabeira (pego nas passagens) é nordestino também de fibra, assim como Lula, que eles, do Sul, poderosos, não engolem, pau-de-arara, pobre, metalúrgico, na presidência danado de chinelo nos PhD da vida.

William Lopes Guerra
Rua Tiradentes, 118, Centro
CEP 59.700.000 – Apodi – RN
R-mail: wlopes1960@hotmail.com