sexta-feira, 10 de julho de 2009

(*) PENSAMENTOS

HISTÓRIA - Meio pelo qual ficamos sabendo de tudo o que passou. O registro de todos os feitos da Humanidade. Até sua passagem pelo Planeta, por mais humilde que seja, está fazendo parte da história. Fantástico!

INTELECTUAL - Aquele que tem uma opinião formada sobre tudo. Conhecedor profundo dos acontecimentos e seus desdobramentos. Em especial, é intelectual, o homem que consegue aprender a viver com a própria vida. Os almanaques, livros, revistas, jornais e outros lhes trazem o conhecimento superficial, mas, o humano, aprende-se vivendo uns com os outros: nos erros e nos acertos.

SÁBIO - O que tem lições de vida para dar. Esse, sim, deve ser um conhecedor da alma humana. Em geral o sábio ouve mais do que fala. Terá ocasiões que os gestos indicam um caminho, uma solução, uma saída. Impressionante!

CÉREBRO - Armazém que guarda todos os instantes de uma existência. A visão, o olfato e a audição vão se acumulando no Cérebro que, à medida que se precisa, buscando, ele fornece o que procura, pois estão lá os maus e bons momentos; a educação; os nomes de todos as coisas que se chegue a conhecer; os números estudados; suas aflições e traumas; momentos de alegria e felicidade; cenas; cenários; figuras e bichos. Tudo se armazena ali para o seu uso.

CORPO - Simples invólucro da alma.

LEI - Um código escrito, aprovado e publico para que todos obedeçam. A lei também pode ser adquirida pelos costumes. Eu sabendo que a sua propriedade é sua, não tenho o direito de tirá-la de você. Aliás, a obediência pela ordem social deveria ser totalmente focada nos costumes. Existem milhares de Leis, nem sempre obedecidas, ou aplicadas, justamente porque entram muitas em conflito com outras.

FAMÍLIA - Dá para se imaginar como viviam os primitivos povos? Não havia a família. Todos se misturavam. Com o passar das eras, chegou-se ao que é hoje: um núcleo. Isto é, a família. E, tenhamos certeza absoluta, a humanidade parte para acabar com a família, o núcleo. Será cada um por si.

INVENÇÃO - Graças a inteligência do homem, as invenções, desde a descoberta do fogo até a conquista do espaço, com foguetes e satélites, que uma certeza me fascina: um dia não haverá mais nada para descobrir, nem mesmo o outro lado depois da morte.

LIBERDADE - Um bem precioso que possuímos. Nada é mais importante do que liberdade.

SAÚDE - Sem ela, morremos. Incrível que não nos demos conta de que devemos cuidar da saúde.

TRÃNSITO - Um emaranhado de transeuntes, veículos e animais buscando alguma coisa em algum lugar. Bom é cada um ter consciência de que está no trânsito com milhões de outros seres. Precisa, não somente cuidar da sua vida, mas da vida dos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário