domingo, 26 de julho de 2009




QUE MISTÉRIO É ESSE?


A considerada grande imprensa do Brasil, depois que o metalúrgico Lula chegou à presidência da República, virou um Centro Nacional de Denúncia - CND. Nem sei se é por pura ideologia (direitista), ou preconceito mesmo contra Luis Inácio Lula da Silva, de sobrenome mais popular do mundo: Silva; ou pelo fato dele ter nascido no Nordeste, ter viajado em pau-de-arara e ter aportado na grande São Paulo, donde, segundo a grande imprensa do Brasil, devem sair todos os candidatos a presidente da República.
A grande imprensa do Brasil só ainda não esticou o coro de Lula para secar, porque o povo, a grande maioria composta de pobres, está de olho, ou porque o mundo inteiro se rendeu ao dinamismo e a administração segura que Lula empreende no governo brasileiro. Sua liderança, também, lá fora a ponto de receber prêmios de organismos pertencentes a ONU, além de correr o risco de ganhar o Nobel da paz. Mas isso não basta para a grande imprensa do Brasil a solapar, diariamente, o seu governo, o seu nome, distorcer suas palavras, humilhar e tentar criar factóides com a finalidade de derrubá-lo e entregar, novamente, os destinos do país ao falecido neoliberalismo.
Foram: mensalão, um avião que caiu, um cão que mordeu a perna do filho do vizinho, um parente do compadre do amigo de Lula, e por aí vem uma lista de pseudo-escândalos tentando envolver Lula, como fizeram com Collor (mesmo sabendo, a grande imprensa do Brasil, que o STF - a Justiça - inocentaria aquele presidente que, por coincidência, igualmente é nordestino).
Mas é assim mesmo, esse mistério que a grande imprensa do Brasil não consegue desvendar. Atacaram Ibsen Pinheiro, Alcenir Guerra e tantos outros com escândalos que, depois, não passavam de mentiras, e que quase se transformaram em verdades, só que, aí, o estrago estava feito aqueles homens públicos foram para ostracismo. O povo redimiu Collor, Ibsen e Alcenir. O que a grande imprensa do Brasil tem a dizer, que eles continuam os mesmos sem ética como antes? Por que não publicam reportagens em série sobre as a inocência dos mesmos?
Agora, com os escândalos do Senado, pegam no pé de Sarney. Sequer lhe deixam respirar. É bom que a grande imprensa do Brasil já conhecia do sistema anacrônico, corrupto e anti-ético do Senado há um século. Lembro-me de um senador do Rio Grande do norte, fazendo um discurso em plena feira na minha cidade, Apodi, dizia que nem foi preciso morrer para entrar no céu. O céu era o Senado. Tal acontecimento tem mais de 30 anos. Os senadores têm direito a manicure, casa, telefone, internet, avião, carro, motorista, publicação de livros, legião de assessores, assistência médica, sem falar nas benesses doadas por empresários. Ainda: filho de político ou estuda em escola privada ou no estrangeiro. Por conta de quem?
Suponhamos que o sistema é antigo e permite vários desmandos. De quem é a culpa? De todos. Não somente de Sarney. Sarney tem 60 anos na política, como ele poderia impedir, ou proibir que seus familiares também se tornassem políticos?
Então um político que tenha um cargo eletivo, ou participe num posto na administração, seja ela executiva, judiciária ou legislativa está fadado a não ter um familiar com uma função, um emprego, alguma atividade na área pública? Aí também já demais. Na atividade privada pode. Por quê? Porque a coisa pública funciona à base dos impostos pagos pelo povo? Mas na iniciativa privada se o povo não pagar imposto, igualmente os negócios não funcionam!
O crime está em como esse ou aquele parente, do político, age exercendo o cargo para o qual foi designado. Se for competente e honesto, que tem isso demais?
A grande imprensa do Brasil tem vivido ultimamente somente de denúncia! Sobrevive com o nome de Lula em quase todas as páginas! Filho de Lula, compadre de Lula, aliado de Lula, conhecido de Lula!
É o que acontece com Sarney.
Ora, a grande imprensa do Brasil não aceita que Lula faça as pazes com Collor, Renan, Severino Cavalcante... O político tem que saber co-existir em seu meio. Dinarte Mariz, velha raposa da política antiga, dizia: na política tudo é possível, até fazer uma vaca voar. E é assim. Isso não quer dizer que se roube o dinheiro público, não! Mas você tem aí uma oposição que procura somente desqualificar o que Lula faz, sozinho ele não pode enfrentar isso. Tem que ter aliados. Ou a grande imprensa do Brasil acha que não? Fernando Henrique Cardoso comprou a reeleição. A grande imprensa do Brasil achou isso normal. Hoje ainda fala de uma possível reeleição de Lula pela terceira vez seguida, mas há muito tempo que ele, Lula, diz que não quer e tyem consciência de que seria um acinte à democracia. A grande imprensa nem dá atenção. Mas se Lula der uma declaração em defesa de Sarney, que eu acho coerente, a grande imprensa do Brasil cai de pau em cima do presidente.
Ainda voltando ao assunto Senado: claro que tem que se modernizar e viver os dias atuais. Há de se organizar de conformidade com as leis atuais e o sistema de convivência política desta época. Se fora o seu funcionamento administrativo, no passado, de maneira a facilitar as falcatruas, agora tem que ser diferente. Mas isso não quer dizer que Sarney é culpado de tudo, não! Todo Senador, Deputado, Governador, Prefeito, Vereador, Presidente, no passado, nomearam parentes para cargos dentro da administração pública. Ou a grande imprensa do Brasil vai me dizer que não? Claro que, agora, o aperfeiçoamento tem que acontecer, não somente no Senado, mas em todos os outros organismos e Poderes, desde as Câmaras Municipais até o Supremo Tribunal federal.
Lembro-me, na qualidade de advogado, que no meu estado, Rio Grande do Norte, só passava em concurso para Juiz, filhos e parentes dos que já eram Juízes. Hoje já não é assim. Vai, agora, a grande imprensa do Brasil, culpar o atual presidente do Tribunal de Justiça do meu Estado? Não!
Mas eu captei a mensagem da grande imprensa do Brasil sobre o fogo serrado em cima de Sarney e seus familiares (isso não significa dizer que tudo esteja certo, não! Se houver erros que se consertem), o objetivo principal é ligar as denúncias a Lula, pois Sarney apóia Lula. Somente questão política. O ano de 2010 está chegando e Lula quer eleger Dilma e a grande imprensa do Brasil quer eleger José Serra.
Quando, em São Paulo, na construção de um metrô, foi aberta uma grande cratera que engoliu pessoas, tratores e caminhões, desabando tudo no meio da rua, a grande imprensa do Brasil deu uma conotação como se aquilo fosse coisa boa para o país! Incrível! Descobriu-se superfaturamento, desvio na construção da obra, mas a impressão que ficou é que aquele buraco foi bom ter acontecido.
A própria ISTO É fez uma reportagem sobre a família de Lula, irmãos e sobrinhos, todos continuam como eram antes. Qual a repercussão na grande imprensa do Brasil? Nenhuma. Mas se algum estivesse num cargo público ganhando honestamente que fosse, a grande imprensa do Brasil riria noticiar que Lula estava beneficiando somente os seus parentes.
Esse é que é o grande mistério. Talvez o grande Leviatã de que falava filósofo alemão Thomas Hobbes. Ou a grande imprensa do Brasil divulgou, a contento, como merecia o assunto, a premiação de Lula na Onu? E façamos de conta que Lula ganhe o Prêmio Nobel da Paz, e daí? Teve gente que disse para Lula entregar os 150 mil dólares que ganhou, pois ele é presidente, então os dólares são da Nação. É um preconceito sobre o maior presidente do Brasil que nem sei como isso estaria, caso Lula fosse um medíocre neoliberal.
Grande imprensa do Brasil deixe o Sarney em paz. Deixe-o reformar a administração do Senado. Que filho seu responda na Justiça alguma coisa errada, que seja, mas que Sarney: que rompeu com a Ditadura; foi um bom presidente da República; deputado; Governador; senador; três vezes presidente do Senado; membro da Academia Brasileira de Letras; escritor r intelectual, com 60 anos de serviços prestados à Pátria, merece um pouco de consideração por parte da grande imprensa do Brasil, ou isso tudo se deve ao fato dele, Sarney, também ser filho do Nordeste?

WILLIAM LOPES GUERRA
Rua Tiradentes, 118, Centro.
CEP 5970000 – Apodi = RN
E-mail: wlopes1960@hotmail. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário