terça-feira, 9 de junho de 2009

INFORMAÇÕES

* Inverno - Está afinando, mas, ao terminar, o deste ano terá sido um dos mais intesos dos últimos tempos. Contudo, segundo os agricultores moradores da zona rural, a safra de feijão, milho e algodão não será das maiores. Mas, para compensar, a safra de castanha vai ser superior a do ano passado, bem como a de mel.

* Avião - O meio de transporte mais seguro do mundo. Para se ter uma ideia, morre mais gente por picadas de abelhas, no Brasil, do que por acidente aéreo em todo o Planeta. O caso desse avião que caiu no mar, não fosse a tempestade ser mais forte do que nas outras noites e um pequeno defeito naquela máquina de voar, não teria havido acidente. Aliás, a investigação que se faz quando um avião cai, é direcionada para se descobrir por que aconteceu o acidente, e, a partir daquele momento, outro avião não será mais acidentado por aqueles defeitos detectados.

* Politicagem - O PSDB diz que não vai fazer política com a CPI da Petrobrás. Hipocrisia pura: já começou com sua propaganda na TV e no rádio. Ainda bem que o povo está vacinado contra as investidas sem futuro dos tucanos. Pergunto: Você já ouviu falar num projeto qualquer, que beneficie ao povo, de iniciativa do PSDB, lá no Congresso? Nunca! Eles votam e aprovam os projetos de iniciativa de outros parlamentares, de outros partidos. Agora, falar de Lula é todo o santo dia.

* Pauta - De Júri intensa. Começou dia 2 de junho e segue até o final do mês: 08 sessões do Tribunal do Júri. Prova de que a Juíza Adriana não está aqui para brincadeira. Disso que a Comarca de Apodi estava a precisar. Parabéns, doutora Adriana.

* Festa - Do padroeiro São João. Quanta saudade... Não há mais balão, nem fogueiras e as brincadeiras de compadre e comadre. Não tem mais foguetão. Nem o jogo de caipira de golinha, nem você vai encontrar aluá para encher a bexiga até estourar. Não se vê mais bonequinhos de açúcar, todos foram embora para a Bolívia. Sim, uma vez eu os vi, naquele país, os bonequinhos de açúcar fazendo a alegria das crianças de lá... Nunca mais o São João será o mesmo sem as barracas encarnada e a azul. A disputa e a vitória para aquela que arrecadasse mais, fizesse o leilão mais rendoso. Acabou-se. O que existes agora? Nada... Só muita saudade.

domingo, 7 de junho de 2009

EU PENSO

"I THINK" - escreveu o naturalista,
Com sua seleção natural,
A prova da vida original
Nas ilhas Galápagos, mundo hostil,
Darwin percorreu mares
E os mais inóspitos lugares,
Até parar aqui, no Brasil!
Sintetizou, em ação estóica,
A era proterozoica,
Apresentando, um feito à vista,
O reino monera das arqueobactérias,
Sempre buscando as matérias,
Estudando o reino protista,
Império dos protozoários e amebas.
Ajgas - Tu bem o averbas!
Confirmou na teoria evolutiva,
Passando para a paleozóica era,
Já com a presença de seres na ativa:
Pluricelulares, o surgir da primavera
Do estudo de animália e plantae,
Como reino dos fungos, esponjas,
Animais, plantas, sem desejar lisonjas
Por tão apropriado descobrir.
Plantas com sementes e com flor,
Planteimintos, cnidários, cor,
Os moluscos artrópodes, anelídeos
E equinodermos. Sem apelidos
Chegou aos vertebrados, condreictes,
- Sonda os confins sem limites -
Secunda o reino fungi, genético material,
Membrana, como bolores e cogumelos.
Lá vêm os crustáceos, ostectes,
Miriápodes, insetos, quelicerados
E tretápodes os mais visados.
Descreve a era mesozóica,
De todas a mais heróica,
Superiores plantas e animais mamíferos,
Répteis, marsupiais e placentários,
Os dinossauros lendários,
Extintos e das plantas monocotiledôneas,
Ecotiledôneas na mesma árvore filogenética!
Daqui surgiram os cetáceos,
Os edentados e os probocídeos.
Mamíferos! Luz que alumia!
Chega a era cenozóica, o processo
De evolução do homem se dá
Então, depois dos roedores, nas datas,
Antiodáctilos, os famosos primatas!
Macacos - Perissodáctios, carnívoros,
E das aves a mais bela: o tucano
De espécies variadas, pois sim.
De lá vem o homem, enfim,
Pensador, astuto e consciente.
De todos os animais da terra
Que Darwun pesquisou, da serra
Ao fundo do mar, o mais inteligente.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx




sexta-feira, 5 de junho de 2009

JUÍZAS E PROMOTORAS

APODI, cidade encravada no semiárido nordestino, no estado do Rio Grande do Norte, sofria, como tantas destes rincões sertanejos, pela falta de um Juiz em sua Comarca que, além da sede, ainda conta com qutro termos: Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra.
Representam, as cinco cidades, em termos de habitantes, 80.000, aproximadamente, e somente a cidade sede conta hoje com cerca de 45 mil.
O certo é que Apodi se apresenta como Comarca de 2ª entrância, e, assim, quando para cá vêm os Juízes e os Promotores, promovidos, logo começam a concorrerem em busca de uma 3ª entrância. Destarte sempre nos deixam a ver navios.
Agora nós já temos o Juizado Especial das Pequenas Causas: Cíveis e Criminais, o que fez com que a demanda de processos aumentasse consideravelmente, não bastassem os mais de 6.000 que tramitavam por lá.
Apesar disso, nos últimos anos, apesar da obrigatoriedade dos Juízes terem que residir em suas Comarcas, assim reza a Lei Orgânica da Magistratura, os que são nomeados para o Apodi, geralmente, residem em Natal. Frequentam o Forum na segunda de tarde e se vão na sexta pela manhã.
Mas nem sempre foi assim. Lembro muito bem, quando criança, os Juízes morando com suas famílias na cidade, e pareciam colados a ela porque até 10 anos eu conheci um Juiz que ficou, gostou e quase não vai embora de Apodi.
Mas, depois de todo este intróito, quero dizer que atualmente nós temos duas Juízas e duas Promotoras atuando na Comarca de Apodi. São elas: Dra. Andréia, da Vara Cível, e Dra. Adriana, da Vara Criminal. Enquanto as Promotoras são: Dra. Uliana, atuando na Cível, e Dra. Danielle que atua na Criminal.
Não persistisse, entre elas, o desejo de sempre morarem na capital do Estado, seriam consideradas o primor dos primores em termos de trabalho na Justiça servindo à sociedade desta grande Comarca. Inteligentes, jovens, e com todo o respeito, bonitas. Rápidas no gatilho, isto é, céleres na administração dos autos processuais, além de imensamente simpáticas, as quatro.
Processo nas mãos delas não pára, caminha. Requerimento de advogado não envelhece, tem resposta. Inquérito ou tem denúncia e vai a julgamento, ou então desce para o arquivo. Nada de entulho. Atendimento nota 10. Um espetáculo!
Não, não é exagero. Trabalham as quatro jovens, com destemor e abnegação, ciosas do dever a ser cumprido, dentro da lei, com bom senso, mas com acentuada dose de bom humor. Posso dizer, como atuo na qualidade de advogado - decano da Comarca - com todas elas, conheço-ás, já, de perto, assegurando de que Apodi, desta vez, convenhamos, saiu ganhando com a nomeação das jovens mulheres para o comando da justiça na Comarca.
Participei à todas, de que o município é grande e dotado de um Vale, onde em se plantando tudo dá; uma lagoa, dádiva da natureza, com três léguas de extensão grande atração turística; uma Chapada onde se encontra o segundo terreno mais fértil do Planeta e que abriga famoso Lajedo de Soledade, numa beleza retratada em pedras brutas milenares, com grutas intrigantes repletas de inscrições rupestres e, por fim, Apodi é berço mãe de povo bom e hospitaleiro.
Maneira que as incentivo ficarem por aqui pelo menos por uns 6 anos, não seguirem a trilha dos colegas passados, que, mal chegavam, já contemplavam o horizonte buscando uma saída para uma Comarca de 3ª, o que é de direito e certo, mas que, às, vezes, nem ficavam por meros dois anos e isso causava uma solução de continuidade espetacular no saneamento dos processos.
Bem-vindas meninas do judiciário, que a água quase mineral da terra apodiense faça com que desejem ficar por cá, pelo menos uns 20 anos... não somente os seis que vaticinei, acima.