domingo, 26 de julho de 2009

క్యూ MISTÉఱీఓ É ఎస్సే?


QUE MISTÉRIO É ESSE?


A considerada grande imprensa do Brasil, depois que o metalúrgico Lula chegou à presidência da República, virou um Centro Nacional de Denúncia - CND. Nem sei se é por pura ideologia (direitista), ou preconceito mesmo contra Luis Inácio Lula da Silva, de sobrenome mais popular do mundo: Silva; ou por ele ter nascido no Nordeste, ter viajado em pau-de-arara e ter aportado na grande São Paulo, donde, segundo a grande imprensa do Brasil devem sair todos os candidatos a presidente da República.
A grande i,prensa do Brasil só ainda não esticou o coro de Lula para secar, porque o povo, a grande maioria os pobres, estão de olho, ou porque o mundo inteiro se rendeu ao dinamismo e a administração segura que Lula empreende no governo brasileiro. Sua liderança, também, lá fora a ponto de receber prêmios de organismos pertencentes a ONU, além de correr o benéfico risco de ganhar o Nobel da paz. Mas isso não basta para a grande imprensa do Brasil a solapar, diariamente, o seu governo, o seu nome, distorcer suas palavras, humilhar e tentar criar factóides com a finalidade de derrubá-lo e entregar, novamente, os destinos do país ao falecido neoliberalismo.
Foram: mensalão, um avião que caiu, um cão que mordeu a perna do filho do vizinho, um parente do compadre do amigo de Lula, e por aí vem a lista de pseudo-escândalos tentando envolver Lula, como fizeram com Collor (mesmo sabendo, a grande imprensa do Brasil, que o STF - a Justiça - inocentaria aquele presidente que, por coincidência, igualmente é nordestino).
Mas é assim mesmo, esse mistério que a grande imprensa do Brasil não consegue desvendar. Atacaram Ibsen Pinheiro, Alcenir Guerra e tantos outros que, depois, não passavam de mentiras, e que quase se transformaram em verdades, só que, aí, o estrago estava feito. O povo redimiu Collor, Ibsen e Alcenir. O que a grande imprensa do Brasil tem a dizer, que eles continuam os mesmos sem ética de antes? Por que não publicam reportagens em série sobre as suas inocências?
Agora, com os escândalos do Senado, pegam no pé de Sarney. Sequer lhe deixam respirar. É bom que a grande imprensa do Brasil já tinha conhecimento do sistema anacrônico, corrupto e anti-ético do Senado há um século. Lembro-me de um senador do Rio Grande do norte, fazendo um discyrso em plena feira na minha cidade, Apodi, dia de feira, dizia que nem foi preciso morrer para entrar no céu. O céu era o Senado. Tal acontecimento tem mais de 30 anos. Os senadores têm direito a manicure, casa, telefone, internet, avião, carro, motorista, publicação de livros, legião de assessores, assistência médica, sem falar nas benesses doadas por empresários. Ainda: filho de político ou estuda em escola privada ou no estrangeiro. Por conta de quem?
Suponhamos que o sistema é antigo e permite vários desmandos. De quem é a culpa? De todos. Não somente de Sarney. Sarney tem 60 anos na política, como ele poderia impedir, ou proibir que seus familiares também se tornassem políticos?
Então um político que tenham um cargo eletivo, ou participe um posto na administração, seja ela executiva, judiciária ou legislativa está fadado a não ter um familiar com uma função, um emprego, alguma atividade na área pública, também? Aí também já demais. Na atividade privada pode. Por quê? Porque a coisa pública funciona à base dos impostos pagos pelo povo? Mas na iniciativa privada se o povo não pagar imposto, igualmente os negócios não funcionam!
O crime está em como esse ou aquele parente, do político, age exercendo o cargo para o qual foi designado. Se é competente e honesto, que tem isso demais?
A grande imprensa do Brasil tem vivido ultimamente somente de denúncia! Sobrevive com o nome de Lula em quase todas as páginas! Filho de Lula, compadre de Lula, aliado de Lula, conhecido de Lula!
É o que acontece com Sarney.
Ora, a grande imprensa do Brasil não aceita que Lula faça as pazes com Collor, Renan, Severino Cavalcante... O político tem que saber co-existir em seu meio. Dinarte Mariz, velha raposa da política antiga, dizia: na política tudo é possível, até fazer uma vaca voar. E é assim. Isso não quer dizer que se roube o dinheiro público, não! Mas você tem aí uma oposição que procura somente desqualificar o que Lula faz, sozinho ele não pode enfrentar isso. Tem que ter aliados. Ou a grande imprensa do Brasil acha que não? Fernando Henrique Cardoso comprou a reeleição. A grande imprensa do Brasil achou isso normal. Hoje ainda fala de uma possível reeleição de Lula pela terceira vez seguida, mas há muito tempo que ele, Lula, diz que não quer e acha um acinte à democracia. A grande imprensa nem dá atenção. Mas se Lula der uma declaração em defesa de Sarney, que eu acho coerente, a grande imprensa cai de pau em cima do presidente.
Ainda voltando ao assunto Senado: claro que tem que se modernizar e viver os dias atuais. Há de se organizar de conformidade com a leis atuais e o sistema de convivência política desta época. Se fora o seu funcionamento administrativo, no passado, de maneira a facilitar as falcatruas, agora tem que ser diferente. Mas isso não quer dizer que Sarney é culpado de tudo, não! Todo Senador, Deputado, Governador, Prefeito, Vereador, Presidente, no passado, nomearam parentes para cargos dentro da administração pública. Ou a grande imprensa do Brasil vai me dizer que não? Claro que, agora, o aperfeiçoamento tem que acontecer, não somente no Senado, mas em todos os outros organismos e Poderes, desde as Câmaras Municipais até o Supremo Tribunal federal.
Lembro-me, na qualidade de advogado, que no meu estado, Rio Grande do Norte, só passava em concurso para Juiz, filhos e parentes dos que já eram Juízes. Hoje já não é assim. Vai, agora, a grande imprensa do Brasil, culpar o atual presidente do Tribunal de Justiça do meu Estado? Não!
Mas eu captei a mensagem da grande imprensa do Brasil sobre o fogo serrado em cima de Sarney e seus familiares (isso não significa dizer que tudo esteja certo, não! Se houver erros que se conserte), o objetivo principal é lugar as denúncias a Lula, pois Sarney apóia Lula. Somente questão política. O ano de 2010 está chegando e Lula quer eleger Dilma e a grande imprensa do Brasil que eleger José Serra.
Quando, em São Paulo, na construção de um metrô, foi aberta uma grande cratera que engoliu pessoas, tratores e caminhões, desabando tudo no meio da rua, a grande imprensa do Brasil deu uma conotação como se aquilo fosse coisa boa para o país! Incrível! Descobriu-se superfaturamento, desvio na construção da obra, mas a impressão que ficou é que aquele buraco foi bom ter acontecido.
A própria ISTO É fez uma reportagem sobre a família de Lula, irmãos e sobrinhos, todos continuam como eram antes. Qual a repercussão na grande imprensa do Brasil? Nenhuma. Mas se algum estivesse num cargo público ganhando honestamente, que fosse, a grande imprensa do Brasil riria noticiar que Lula estava dando somente aos seus parentes.
Esse é que é o grande mistério. Talvez o grande Leviatã do filósofo alemão. Ou a grande imprensa do Brasil divulgou, a contento, como merecia o assunto, a premiação de Lula na Onu? E façamos de conta que Lula ganhe o Prêmio Nobel da Paz, e daí? Teve gente que disse para Lula entregar os 150 mil dólares que ganhou, pois ele é presidente, então os dólares são da Nação. É um preconceito sobre o maior presidente do Brasil que nem sei como isso estaria, caso Lula fosse um medíocre neoliberal.
Grande imprensa do Brasil, deixem o Sarney em paz. Deixa ele reformar a administração do Senado. Que filho seu responda na Justiça alguma coisa errada, que seja, mas que Sarney: que rompeu com a Ditadura; foi um bom presidente da República: deputado. Governador, senador, três vezes presidente do Senado, membro da Academia Brasileira de Letras, com 60 anos de serviços prestados à Pátria, merece um pouco de atenção por parte da grande imprensa do Brasil, ou isso tudo se deve ao fato dele, Sarney, também ser filho do Nordeste?

WILLIAM LOPES GUERRA
Rua Tiradentes, 118, Centro.
CEP 5970000 – Apodi = RN
E-mail: wlopes1960@hotmail. com


sexta-feira, 24 de julho de 2009

SARNEY

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
DoHelp=function (){};
var g_wlmMainFormId = "aspnetForm", g_helpPaneMarket = "pt-BR", g_helpPaneProject = "MailClassic", g_helpBaseUrl = "http://help.live.com", g_adsToFire=[], g_isRtl = false, g_confirmEmptyFolder = "Tem certeza de que deseja esvaziar a pasta\x3f";
if (!document.cookie (document.cookie.indexOf("KSC")==-1) && (document.cookie.length!=0) )
{

var mailDomain = "mail.live.com";
if (window.location.hostname.indexOf(mailDomain) != -1)
{
window.location=document.location.href+'&n=1466677099';
}
}
function uxp_p(t){t.parentNode.style.filter="progid:DXImageTransform.Microsoft.AlphaImageLoader(src='"+t.src+"')";t.style.visibility = "hidden";}
function $c_TreatTile(i,s){i.style.display=s;var w=i.width,h=i.height;m=19;if(w>=hh
Windows Live™
Início
Perfil
Contatos
Email
Fotos
Mais ▼
Calendário
Eventos
Grupos
Spaces
SkyDrive
Proteção para a Família
Celular
Downloads
Todos os serviços
MSN ▼
Início
Automóvel
Jogos
Dinheiro
Filmes
Música
Notícias
Esportes
Tempo
function $clrDT(){var t=document.getElementById('c_hsv');if(t.value=="Pesquisar na Web"){t.value='';}return t;}
function searchTheWeb(){$clrDT();document.getElementById('c_search').submit();}

Parte superior do formulário
Pesquisar na Web
Parte inferior do formulário
william ▼
Alterar imagem
Alterar nome
Exibir sua conta
Vincular outras contas
sair
Hotmail
wlopes1960@hotmail.com
Caixa de Entrada (1)
Lixo ()
Rascunhos ()
Enviados ()
Excluídos ()
Gerenciar pastas
Adicione uma conta de email
Locais relacionados
Hoje
Lista de contatos
Calendário
Privacidade
Parte superior do formulário
Novo

Excluir
Lixo Eletrônico
Não é lixo eletrônico

Marcar como ▼
Não lida
Lida
Tentativa de phishing
Mover para ▼
Caixa de Entrada
Lixo
Rascunhos
Enviados
Excluídos

Esvaziar


Ajuda
Suporte
Comentários
Novidades
Sobre

Opções ▼
Idioma
Português (Brasil)
Temas


Mais temas
Configurações do painel de leitura
Desativado
Direita
Inferior
Mais opções
var _d=document;var _dh=_d.getElementsByTagName('head')[0];
function $newScript(s,i,b){var t=_d.createElement('script');t.id=i"";t.src=s;if(!b){_dh.appendChild(t);}return t;}

Messenger ▼
Exibir contatos do Messenger
Entrar no Messenger (Web)
Entrar automaticamente deste local
Classificar por ▼
Classificar por
Data
Para
Assunto
Tamanho
Mostrar somente as mensagens
Com anexos
if (!window['SearchBox']) SearchBox = {resetValue:function(){}, setValue:function(){}};


falecomoestadao@estadao.com


SARNEY‏
2:41
profiles@iconnect.match.com


POR FAVOR‏
21/7/2009
alicefernandes.uern@gmail.com


Arrolamento‏
21/7/2009
idelisalvati@senadora.gov


PIZZAIOLO‏
17/7/2009
ecijunior@hotmail.com


artigo do meu blog: "http://blogdoguerra-eupenso.blogspot.com/"‏
16/7/2009
luisnassif@ig.com.br


comentário sobre Veja para a Veja, sem sucesso por excesso de caracteres‏
13/7/2009
"wellington.salgado@senador.gov.br"


Pode me enviar E-mail comentando sobre o meu artig...‏
8/7/2009
wellington.salgado@senador.gov.br


PORQUE DEFENDO SARNEY‏
8/7/2009
wellington.salgado@senador.gov.br


PORQUE DEFENDO SARNEY‏
8/7/2009
papaleo@senador.gov.br


publiquei no meu blog‏
24/6/2009
ecijunior@hotmail.com


matérias para blog‏
21/6/2009
11 mensagens
Página
1
Responder
Responder a todos
Encaminhar




Exibição completa

SARNEY‏
De:
wParailliam lopes guerra (wlopes1960@hotmail.com)
Enviada:
sexta-feira, 24 de julho de 2009 2:41:40
:
SARNEY
Vocês quando pegaram o Marcos Valério quase que lhe tiraram o coro; Collor, pode ter sido tudo no mundo, mas não merecia um lixamento daquele, tanto é verdade, que o STF o inocentou e o povo lhe redimiu; Alcenyr Guerra, meu Deus do Céu, quase se mata, sabendo, ele mesmo, que era inocente enquanto a imprensa tripudiava em cima do seu caixão;tentaram fazer isso com Lula, não pegou.
Hoje vocês massacram Sarney. Todos os políticos que acham bom isso que vocês estão fazendo, não têm moral para atingi-lo, denunciando-o e julgando-o. Aliás, vocês já prolataram até a sentença. Qual o político no Brasil que não se locupletou por conta da politicagem? Lembram-se do caso de Ibsen Pinheiro? Crucificaram-no, entretanto, aquele deputado era inocente. E Sarney? Sarney foi deputado, governador, presidente da República; é membro da ABL, é senador e é pela terceira vez presidente do Senado. Aos 80 anos, com 60 de política, o que vocês queriam, que ele estivesse pobre e sua família na miséria? A IMPRENSA, que se diz independente (para mim não é, pois sempre escolhe um lado, um candidato, mesmo que essa escolha não se caracterize pelas ideias e/ou ideologias, mas, sim, pelas conveniências), democrática, todo dia solapa a base sentimental, familiar e humana do homem José Sarney. Já não é nem, sequer, um caso político, como eu achava no início. Transformou-se mesmo num caso de perseguição sem trégua e tortura mental e física. Lula tem razão: qual a biografia mais qualificada nos meios políticos da Nação, do que a biografia de José Sarney? Qual o homem político, hoje, com a sua estatura? Mostre-me, dentre todos, em especial entre os senadores, um que seja intelectual, inteligente e mais ético do que ele? Ora, estão fazendo uma tempestade com o diálogo que captaram. Meu pai é, por exemplo, um político influente e de poder no país. Quero lhe pedir um favor, totalmente possível, por que hei de não pedir? Qual o crime? No caso anunciado com energia excessiva na acusação, do diálogo de pai e filho, pai e filha, neta e avô, etc., e, como diria Tristão da Cunha: "Ninguém lhe achará ênfase lacrimosa nem grandiloquência vaga". Sarney, para mim, é probo, elegante e sabe se expressar e experiente o bastante para conhecer onde pode meter as mãos. Mas vocês, da imprensa, poderiam fazer o seguinte: mandar fuzilar Sarney. Aí conseguiriam duas coisa com um só tiro: Sarney viraria lenda, e Lula mito! Não é isso que os políticos da oposição querem que vocês façam, arrasar Sarney para que respingue em Lula? Sim, porque 2010 está aí. Lula sendo premiado lá fora, com alto grau de respeito internacional e sendo consagrado aqui, dentro do Brasil, o que resta para a oposição? Um assunto capaz de empanar a eleição de Dilma, candidata preferencial de Lula que, certamente, terá o apoio de Sarney. Caso eu esteja errado, respondam-me para que eu mude de opinião. William Lopes GuerraRua Tiradentes, 118, Centro.CEP 59.700-000 - Apodi - RN.E-mail: Wlope1960@hotmail.com
Compartilhe os momentos mais importantes da sua vida com quem você quiser.
Parte inferior do formulário
var PS = "96690";
{0}

Marcar como lida
Marcar como não lida
Excluir
Lixo Eletrônico
Não é lixo eletrônico
Imprimir
Exibir código-fonte da mensagem
Esta mensagem é muito grande para ajustar-se à sua tela. Mostrar toda a mensagem
PerfRecorder = {
config:{allowInstrumentation :true,
market:'pt-BR',
reportMode:'2',
sendTransactionsByImage:true,
sampleFrequency:'100',
delimiter:'\x26',
cookieName:'prc',
pltImg:'plx2.gif',
pltTransList:'L\x3aI, L\x3aT, L\x3aML',
transactionLimit:'50',
maxSessionDuration:'240',
privateDomain:'.mail.live.com',
sharedDomain:'.live.com'},
GT1Param:"",
page:{landingPageName:"", timeStamp:""},
stopPageTimer:function(){},
startTimer:function(){},
sendTransaction:function(){}
};
Browser = {isIE : true, isIE6 : true,isIE7 : false,isIE8 : false};Loc = {isBidi : false,LEFT : "left",RIGHT : "right",LRM : "\u200e",RLM : "\u200f"};Res = {strings : {browserJSError: "O Windows Live Hotmail n%c3%a3o p%c3%b4de concluir esta solicita%c3%a7%c3%a3o. A Microsoft poder%c3%a1 contatar voc%c3%aa sobre os problemas informados.",loading: "Carregando...",noconnectivity:"N%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel se conectar ao Windows Live Hotmail agora. Verifique se voc%c3%aa est%c3%a1 conectado %c3%a0 Internet e tente novamente",fppTimeout: "N%c3%a3o foi poss%c3%advel concluir a tarefa. Tente novamente.",fppInternalErr: "N%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel se conectar ao Windows Live Hotmail agora. Tente novamente mais tarde."}};App = { BUILD : "13.3.3227.0707",config : {adsMinInterval: "2", adsMinActions : "1",profiling : false,cookieDomain: ".mail.live.com",imgSvrUrl : "http://gfx2.hotmail.com/mail/w3/ltr/"}};Page = {FORM_ID:'aspnetForm',fppCfg : { RequestHandler:"mail.fpp",FppVersion:1,SessionId:"uIajPI6KWc3EAG8X3nOGWg%3d%3d",AuthUser:"2618500825",CanaryToken:"mt",Version:"1",PartnerID:""},SELF_PATH : '\x2fmail\x2fInboxLight.aspx',queryString : {nonce : '1235250953'}};Resize = {};
InboxPage = {isReadMessageMode : false,Ads : {lastRefreshTime : new Date(),actionCt : 0},Strings : {allowJunkReportingQuestion : "Voc%c3%aa est%c3%a1 nos ajudando a lutar contra o lixo eletr%c3%b4nico fornecendo informa%c3%a7%c3%b5es sobre mensagens inapropriadas. N%c3%b3s podemos compartilhar este email com outras empresas para que elas possam ajudar a bloquear o envio de mensagens indesejadas. Obrigado.",unsubscribeText : "Diremos ao remetente que voc%c3%aa n%c3%a3o deseja fazer parte desta lista de endere%c3%a7amento%2c mas%2c pode ser que demore 10 dias para que ele exclua seu email da lista. Podemos tamb%c3%a9m compartilhar esse email com empresas que nos ajudam a lutar contra o lixo eletr%c3%b4nico.",unsafeLinkQuestion : "Os anexos%2c as imagens e os links na mensagem foram bloqueados para sua seguran%c3%a7a. Deseja desbloquear o conte%c3%bado da mensagem%3f",replyForwardWarning : "Verifique se voc%c3%aa confia neste remetente desconhecido. O encaminhamento e a resposta exibir%c3%a3o todas as imagens ou os links inclusos. Isso pode permitir que ele envie mais lixo eletr%c3%b4nico a voc%c3%aa.",noMessagesSelected : "Voc%c3%aa deve selecionar pelo menos uma mensagem para poder executar esta a%c3%a7%c3%a3o. Para selecionar uma ou mais mensagens%2c basta marcar a caixa ao lado de cada mensagem.",confirmEmptyFolder : "Tem certeza de que deseja esvaziar a pasta%3f",cannotReplyAddr : "Voc%c3%aa n%c3%a3o pode responder a este endere%c3%a7o de email.",cannotFwdAddr : "N%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel encaminhar esta mensagem.",readMsgText : "Lida",unreadMsgText : "N%c3%a3o lida",sortByCaption : "Classificar por %7b0%7d",sortBy : {Date : "Data",To : "Para",From : "De",Subject : "Assunto",Size : "Tamanho"},cannotSortBigInbox : "H%c3%a1 muitas mensagens suas%2c portanto%2c n%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel classific%c3%a1-las.\n\nA caixa de pesquisa acima das mensagens ajudar%c3%a1 voc%c3%aa a localizar o que est%c3%a1 procurando.",cannotSortSearch : "N%c3%a3o podemos mudar a classifica%c3%a7%c3%a3o dos resultados de pesquisa no momento.\n\nSe houver muitos resultados aqui%2c digite mais palavras-chave. Ser%c3%a1 mais f%c3%a1cil localizar as informa%c3%a7%c3%b5es que procura.",dragSingle : "%7b0%7d mensagem",dragMany : "%7b0%7d mensagens"},Ps : {mailFolders : "96690"},MsnIm : {userEmail : "wlopes1960%40hotmail.com",offlineTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 offline",onlineTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 online",busyTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 ocupada",awayTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 ausente"},Config : {readingPane : {autoSelectFirstMsg : false,location : "Off",unmanagedAutoExpandMessageAtWidth : "770" },pageSize : 35,hasSeenReportUi : false,konaRefreshCookie: "kr",sysFldrs : {noneFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000000",inboxFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000001",trashFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000002",junkFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000005",sentFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000003",draftsFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000004" },isPfDown : false},pdCookie : "pd-2618500825",WMP : {wmplayer_pollingInt : "100",wmplayer_loading : "Carregando",wmplayer_play : "Executar",wmplayer_pause : "Pausar",wmplayer_stop : "Parar",wmplayer_seek : "Progresso da Execu%c3%a7%c3%a3o",wmplayer_volume : "N%c3%advel do Volume",wmplayer_mute : "Sem Som",wmplayer_error : "Ocorreu um problema ao executar este arquivo.",wmplayer_errorWMPNotInstalled : "Instale o Windows Media Player para escutar os anexos de %c3%a1udio diretamente do email.",wmplayer_errorWMPInstallUrl : "http%3a%2f%2fgo.microsoft.com%2ffwlink%2f%3fLinkId%3d6058",wmplayer_errorCannotPlay : "Ocorreu um problema ao executar o arquivo de %c3%a1udio.",wmplayer_errorCannotOpenUrl : "Ocorreu um problema ao baixar o arquivo de %c3%a1udio.",cssUrls : ["http://gfx8.hotmail.com/mail/13.3.3227.0707/styles/OOB_56_Wildflowers/audioplayer.css"],scriptUrls :["http://gfx6.hotmail.com/mail/13.3.3227.0707/WMPlayer.js"]},cssUrls : [],scriptUrls :["http://gfx6.hotmail.com/mail/13.3.3227.0707/i1a.js"],onMessageScroll : function(){},onMessageListScroll : function(){}};
if(null==window["$Config"])
window["$Config"] = {};
window.$Config.Themes =
{
baseUrl:'http\x3a\x2f\x2fgfx8.hotmail.com\x2fmail\x2f13.3.3227.0707\x2fstyles\x2f',
current:'OOB_56_Wildflowers',
version:'',
url:'http\x3a\x2f\x2fgfx8.hotmail.com\x2fmail\x2f13.3.3227.0707\x2fstyles\x2f\x2fOOB_56_Wildflowers\x2f',
hmtwUrl:'\x2fmail\x2fOptionsWriter.aspx\x3fn\x3d296659948\x26mt\x3d01_a4c2e0811afb1a92dfb012a32db7c7d3ca6cb924252fc99c589499a4bc28480e\x257c74fd1c595caf86a4\x26themeId\x3d'
}
PerfRecorder.page.landingPageName = "I";PerfRecorder.page.timeStamp = new Date().getTime();

© 2009 Microsoft
Privacidade
Legal
Central de Ajuda
Conta
Comentários

quinta-feira, 16 de julho de 2009


A RESPOSTA


Aqui não se trata de nenhuma admoestação contra ninguém, mas uma palavra de insulação para aqueles que gostam de criticar a prefeita Gorete.

Criticar por criticar não vale nada. Crítica construtiva, isso sim, deve ser aproveitada. Criticar simplesmente tentando dessangrar a administração da prefeita, não lucra nada, nenhum benefício ganha, pelo contrário, perde.

Empenhavam-se, os críticos de plantão, alguns até amigos meus, em dizer que as ruas estavam sujas desde a administração passada e, assim, iriam continuar. Parece-me que a coisa não é bem assim. As ruas estão ficando limpas. O transporte da carne, do matadouro para o açougue, era uma constante nas conversas dos críticos. Hoje, nem se lembram mais do trator e aquele monstrengo arrastado fazendo barulho pelas ruas.

Veículos para a saúde. Instalação das secretarias em prédios de vergonha. Consertando estradas vicinais. Equipando o município com máquinas e veículos para realizarem os serviços pesados. Em breve deverá chegar um carro de compactação de lixo; virão duas caçambas exclusivas para reparos em estradas; além de dois tratores potentes para auxílio em determinados serviços.

A doação de terreno para a construção do Campus da UERN. Implantação do Plano de Cargos e Carreira nas áreas da saúde e da educação. Pagamentos rigorosamente em dia: fornecedores e pessoal, até mesmo os 50% do 13°.

Somente para avivar a mente dos críticos que, feito descargas epilépticas, falam da prefeita Gorete somente por falar, por serem adversários. Embora eu já tenha ouvido de alguns adversários, que a cidade está ficando limpa.

Mas, esperem, aguardem que vêm por aí, realizações que todos hão de ver, a olho nu, como construções de prédios e asfaltamento de ruas. Novas praças, abertura de novas ruas, casas populares, escolas, postos de saúde, e muito mais.

Para esses críticos que de tanto parolarem, as goelas se lhes abrasam, a resposta da prefeita Gorete é o silêncio. E é o trabalho contínuo que nem uma operária áptera, econômica e trabalhadora, soerguendo, aos poucos, o desenvolvimento da nossa cidade.

Não estou como disse no intróito, primeiro parágrafo, desfazendo das críticas construtivas, aquelas que se podem receber como sugestões ou conselhos, ou orientações. Estou dizendo, afirmando mesmo, que não adianta falar de algo que nem se sabe se vai acontecer ou não, isto é, se Gorete vai se sair como grande administradora ou não. Quem cedo criticar, mais cedo ainda tem que se calar, especialmente no caso em tela, ou seja, a administração da atual prefeita.

Depois de um ano de trabalho, duvido que os criticastros não mais estejam a deitar falação, assim num alvoroço de lábios núncios da má notícia, num trisso de chamar a atenção, mais pela zoada do que por seu significado. Pode ladrilhar as calçadas com ouro puro, ainda assim, aqueles inconformados estarão a abrir o bico.

A prefeita Gorete vai continuar a realizar seus feitos prometidos na campanha, cumprindo as promessas mais urgentes e respondendo aos seus críticos contumazes e eternos. E isso é o que importa agradar ao povo em geral, desagradando àqueles que torcem para que a administração não ultrapasse as administrações passadas. Aí é que eles se enganam.


Por WILLIAM LOPES GUERRA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Comentário

Comentário

A revista Veja que já recebi semanalmente como assinante, tem uma verdadeira ojeriza a Lula. Lula é um político que não veio do meio político como José Agripino, Sarney, Arthur Virgílio, Pirillo, etc., mas um sindicalista que combateu a ditadura, que está ajudando aos mais pobres e projetando o Brasil no cenário mundial como não se viu antes. Outro dia comemoraram 15 anos do Real, mas não falaram do prêmio que Lula recebeu no estrangeiro. Agora, como a Veja tem verdadeira ojeriza a Lula, aproveitam da onda de denunciação contra Sarney e tentam respingar nele, Lula. Lula não tem nada para esconder, nem dentro nem fora de seu governo, Veja a família de Lula como continua da mesma maneira de antes de Lula ser presidente? A ISTO É mostrou. A VEJA não. Não entendo nada disso. Por que toda essa busca de qualquer coisa para incriminar Lula? Não basta os serviços prestados pelo menino retirante do Nordeste? Não bastam os elogios de Obama? E os mais de 80 por cento de aprovação do povo brasileiro, também não bastam? O que precisa Lula fazer para não ser tão severamente criticado pela Veja? Não se pede que esta revista perca o direito de criticar quem quer que seja até mesmo o Papa, não. Mas coloquem a verdade acima de tudo e entendam que Lula está sendo um dos maiores presidentes do Brasil! Sarney! Por que massacrar Sarney, agora? Sarney não era isso há 10 anos atrás? Sarney foi governador, presidente da República, senador, presidente do Congresso, membro da ABL, não mereceria um tratamento diferenciado? Merece, sim. Não quer dizer que Sarney não possa sentar numa cadeira de réu, não a lei é para todos. Mas se uma pessoa participa de um corpo de jurados num Tribunal Popular do Júri tem tratamento diferenciado, por que Sarney, com 80 anos, com larga folha de serviços prestados à Nação não merece? Por outro lado, vos indago, ainda: qual Senador é mais puro do que Sarney? Ou melhor, qual senador fez mais pelo Brasil e pelo seu povo do que Sarney? Mas eu já captei a mensagem da Veja, da grande imprensa, nesses últimos dias: 2010 se aproxima, Dilma sobe nas pesquisas e não querem que um ex-combatente da Ditadura, aliada de Lula, vença o pleito para presidente. FOI O QUE TENTOU, a grande imprensa antes da reeleição de Lula, fazer: jogaram uma pedra no lago, mas não fez maré e Lula venceu com folga. Sarney pode ser o que for, mas não merece este bombardeio. Até sei que se não fosse Sarney um amigo e apoiador de Lula, pouca coisa ou quase nada estaria acontecendo, em especial a Veja, direitista ao extremo, que, no meu pensamento, nem existe mais ultra direita, nem ultra esquerda, pois o que existe é um alinhamento das Nações sérias em trabalhar em prol do povo menos favorecido. Para encerrar, vou salientar que recebo sempre mensagens e propostas para que renove a assinatura de Veja, mas por sabê-la altamente tendenciosa, contra Lula acintosamente, não renovo. Embora isso não signifique nada para o Poderio da Veja. É uma forma de eu protestar contra a enxurrada de coisas que tentam atingir Lula. Porque não falam das coisas boas que Lula pratica? Economia, bolsa família, educação, saúde, política externa e que, acima de tudo, botou o nome do nosso País no panteão das grandes Nações? Isso não pode, pois vai desgostas a ultra direita! Ou aos neo-liberais qu7e fracassaram no mundo inteiro.

PS.: William Lopes Guerra
Rua Tiradentes, 118, Centro
CEP 59700000 - Apodi - RN

Lembrete: o Mainardi que disse que Lula é sua Anta, deveria voltar para a Itália, Dilma vai vencer e em 2014 ele, Lula, volta.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PENSAMENT0S (*)TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adeptos.RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir ordem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem aura positiva; praticando o mal aura negativa.ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo nocivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E isso é salutar ou vital para a existência humana.PAZ - No começo da civilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz. GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

(*) PENSAMENTOS

HISTÓRIA - Meio pelo qual ficamos sabendo de tudo o que passou. O registro de todos os feitos da Humanidade. Até sua passagem pelo Planeta, por mais humilde que seja, está fazendo parte da história. Fantástico!

INTELECTUAL - Aquele que tem uma opinião formada sobre tudo. Conhecedor profundo dos acontecimentos e seus desdobramentos. Em especial, é intelectual, o homem que consegue aprender a viver com a própria vida. Os almanaques, livros, revistas, jornais e outros lhes trazem o conhecimento superficial, mas, o humano, aprende-se vivendo uns com os outros: nos erros e nos acertos.

SÁBIO - O que tem lições de vida para dar. Esse, sim, deve ser um conhecedor da alma humana. Em geral o sábio ouve mais do que fala. Terá ocasiões que os gestos indicam um caminho, uma solução, uma saída. Impressionante!

CÉREBRO - Armazém que guarda todos os instantes de uma existência. A visão, o olfato e a audição vão se acumulando no Cérebro que, à medida que se precisa, buscando, ele fornece o que procura, pois estão lá os maus e bons momentos; a educação; os nomes de todos as coisas que se chegue a conhecer; os números estudados; suas aflições e traumas; momentos de alegria e felicidade; cenas; cenários; figuras e bichos. Tudo se armazena ali para o seu uso.

CORPO - Simples invólucro da alma.

LEI - Um código escrito, aprovado e publico para que todos obedeçam. A lei também pode ser adquirida pelos costumes. Eu sabendo que a sua propriedade é sua, não tenho o direito de tirá-la de você. Aliás, a obediência pela ordem social deveria ser totalmente focada nos costumes. Existem milhares de Leis, nem sempre obedecidas, ou aplicadas, justamente porque entram muitas em conflito com outras.

FAMÍLIA - Dá para se imaginar como viviam os primitivos povos? Não havia a família. Todos se misturavam. Com o passar das eras, chegou-se ao que é hoje: um núcleo. Isto é, a família. E, tenhamos certeza absoluta, a humanidade parte para acabar com a família, o núcleo. Será cada um por si.

INVENÇÃO - Graças a inteligência do homem, as invenções, desde a descoberta do fogo até a conquista do espaço, com foguetes e satélites, que uma certeza me fascina: um dia não haverá mais nada para descobrir, nem mesmo o outro lado depois da morte.

LIBERDADE - Um bem precioso que possuímos. Nada é mais importante do que liberdade.

SAÚDE - Sem ela, morremos. Incrível que não nos demos conta de que devemos cuidar da saúde.

TRÃNSITO - Um emaranhado de transeuntes, veículos e animais buscando alguma coisa em algum lugar. Bom é cada um ter consciência de que está no trânsito com milhões de outros seres. Precisa, não somente cuidar da sua vida, mas da vida dos outros.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

PENSAMENT0S















(*)

TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.

ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adéptos.

RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir oredem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.

SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.

AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem, aura positiva; praticando o mal, aura negativa.

ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.

CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.

CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo noscivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?

AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E issso é salutar ou vital para a existência humana.

PAZ - No começo da cibilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado, se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz.

GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

-----------------
(*) Pensamentos continuarão num outro dia.