quinta-feira, 16 de julho de 2009


A RESPOSTA


Aqui não se trata de nenhuma admoestação contra ninguém, mas uma palavra de insulação para aqueles que gostam de criticar a prefeita Gorete.

Criticar por criticar não vale nada. Crítica construtiva, isso sim, deve ser aproveitada. Criticar simplesmente tentando dessangrar a administração da prefeita, não lucra nada, nenhum benefício ganha, pelo contrário, perde.

Empenhavam-se, os críticos de plantão, alguns até amigos meus, em dizer que as ruas estavam sujas desde a administração passada e, assim, iriam continuar. Parece-me que a coisa não é bem assim. As ruas estão ficando limpas. O transporte da carne, do matadouro para o açougue, era uma constante nas conversas dos críticos. Hoje, nem se lembram mais do trator e aquele monstrengo arrastado fazendo barulho pelas ruas.

Veículos para a saúde. Instalação das secretarias em prédios de vergonha. Consertando estradas vicinais. Equipando o município com máquinas e veículos para realizarem os serviços pesados. Em breve deverá chegar um carro de compactação de lixo; virão duas caçambas exclusivas para reparos em estradas; além de dois tratores potentes para auxílio em determinados serviços.

A doação de terreno para a construção do Campus da UERN. Implantação do Plano de Cargos e Carreira nas áreas da saúde e da educação. Pagamentos rigorosamente em dia: fornecedores e pessoal, até mesmo os 50% do 13°.

Somente para avivar a mente dos críticos que, feito descargas epilépticas, falam da prefeita Gorete somente por falar, por serem adversários. Embora eu já tenha ouvido de alguns adversários, que a cidade está ficando limpa.

Mas, esperem, aguardem que vêm por aí, realizações que todos hão de ver, a olho nu, como construções de prédios e asfaltamento de ruas. Novas praças, abertura de novas ruas, casas populares, escolas, postos de saúde, e muito mais.

Para esses críticos que de tanto parolarem, as goelas se lhes abrasam, a resposta da prefeita Gorete é o silêncio. E é o trabalho contínuo que nem uma operária áptera, econômica e trabalhadora, soerguendo, aos poucos, o desenvolvimento da nossa cidade.

Não estou como disse no intróito, primeiro parágrafo, desfazendo das críticas construtivas, aquelas que se podem receber como sugestões ou conselhos, ou orientações. Estou dizendo, afirmando mesmo, que não adianta falar de algo que nem se sabe se vai acontecer ou não, isto é, se Gorete vai se sair como grande administradora ou não. Quem cedo criticar, mais cedo ainda tem que se calar, especialmente no caso em tela, ou seja, a administração da atual prefeita.

Depois de um ano de trabalho, duvido que os criticastros não mais estejam a deitar falação, assim num alvoroço de lábios núncios da má notícia, num trisso de chamar a atenção, mais pela zoada do que por seu significado. Pode ladrilhar as calçadas com ouro puro, ainda assim, aqueles inconformados estarão a abrir o bico.

A prefeita Gorete vai continuar a realizar seus feitos prometidos na campanha, cumprindo as promessas mais urgentes e respondendo aos seus críticos contumazes e eternos. E isso é o que importa agradar ao povo em geral, desagradando àqueles que torcem para que a administração não ultrapasse as administrações passadas. Aí é que eles se enganam.


Por WILLIAM LOPES GUERRA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Comentário

Comentário

A revista Veja que já recebi semanalmente como assinante, tem uma verdadeira ojeriza a Lula. Lula é um político que não veio do meio político como José Agripino, Sarney, Arthur Virgílio, Pirillo, etc., mas um sindicalista que combateu a ditadura, que está ajudando aos mais pobres e projetando o Brasil no cenário mundial como não se viu antes. Outro dia comemoraram 15 anos do Real, mas não falaram do prêmio que Lula recebeu no estrangeiro. Agora, como a Veja tem verdadeira ojeriza a Lula, aproveitam da onda de denunciação contra Sarney e tentam respingar nele, Lula. Lula não tem nada para esconder, nem dentro nem fora de seu governo, Veja a família de Lula como continua da mesma maneira de antes de Lula ser presidente? A ISTO É mostrou. A VEJA não. Não entendo nada disso. Por que toda essa busca de qualquer coisa para incriminar Lula? Não basta os serviços prestados pelo menino retirante do Nordeste? Não bastam os elogios de Obama? E os mais de 80 por cento de aprovação do povo brasileiro, também não bastam? O que precisa Lula fazer para não ser tão severamente criticado pela Veja? Não se pede que esta revista perca o direito de criticar quem quer que seja até mesmo o Papa, não. Mas coloquem a verdade acima de tudo e entendam que Lula está sendo um dos maiores presidentes do Brasil! Sarney! Por que massacrar Sarney, agora? Sarney não era isso há 10 anos atrás? Sarney foi governador, presidente da República, senador, presidente do Congresso, membro da ABL, não mereceria um tratamento diferenciado? Merece, sim. Não quer dizer que Sarney não possa sentar numa cadeira de réu, não a lei é para todos. Mas se uma pessoa participa de um corpo de jurados num Tribunal Popular do Júri tem tratamento diferenciado, por que Sarney, com 80 anos, com larga folha de serviços prestados à Nação não merece? Por outro lado, vos indago, ainda: qual Senador é mais puro do que Sarney? Ou melhor, qual senador fez mais pelo Brasil e pelo seu povo do que Sarney? Mas eu já captei a mensagem da Veja, da grande imprensa, nesses últimos dias: 2010 se aproxima, Dilma sobe nas pesquisas e não querem que um ex-combatente da Ditadura, aliada de Lula, vença o pleito para presidente. FOI O QUE TENTOU, a grande imprensa antes da reeleição de Lula, fazer: jogaram uma pedra no lago, mas não fez maré e Lula venceu com folga. Sarney pode ser o que for, mas não merece este bombardeio. Até sei que se não fosse Sarney um amigo e apoiador de Lula, pouca coisa ou quase nada estaria acontecendo, em especial a Veja, direitista ao extremo, que, no meu pensamento, nem existe mais ultra direita, nem ultra esquerda, pois o que existe é um alinhamento das Nações sérias em trabalhar em prol do povo menos favorecido. Para encerrar, vou salientar que recebo sempre mensagens e propostas para que renove a assinatura de Veja, mas por sabê-la altamente tendenciosa, contra Lula acintosamente, não renovo. Embora isso não signifique nada para o Poderio da Veja. É uma forma de eu protestar contra a enxurrada de coisas que tentam atingir Lula. Porque não falam das coisas boas que Lula pratica? Economia, bolsa família, educação, saúde, política externa e que, acima de tudo, botou o nome do nosso País no panteão das grandes Nações? Isso não pode, pois vai desgostas a ultra direita! Ou aos neo-liberais qu7e fracassaram no mundo inteiro.

PS.: William Lopes Guerra
Rua Tiradentes, 118, Centro
CEP 59700000 - Apodi - RN

Lembrete: o Mainardi que disse que Lula é sua Anta, deveria voltar para a Itália, Dilma vai vencer e em 2014 ele, Lula, volta.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PENSAMENT0S (*)TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adeptos.RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir ordem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem aura positiva; praticando o mal aura negativa.ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo nocivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E isso é salutar ou vital para a existência humana.PAZ - No começo da civilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz. GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

(*) PENSAMENTOS

HISTÓRIA - Meio pelo qual ficamos sabendo de tudo o que passou. O registro de todos os feitos da Humanidade. Até sua passagem pelo Planeta, por mais humilde que seja, está fazendo parte da história. Fantástico!

INTELECTUAL - Aquele que tem uma opinião formada sobre tudo. Conhecedor profundo dos acontecimentos e seus desdobramentos. Em especial, é intelectual, o homem que consegue aprender a viver com a própria vida. Os almanaques, livros, revistas, jornais e outros lhes trazem o conhecimento superficial, mas, o humano, aprende-se vivendo uns com os outros: nos erros e nos acertos.

SÁBIO - O que tem lições de vida para dar. Esse, sim, deve ser um conhecedor da alma humana. Em geral o sábio ouve mais do que fala. Terá ocasiões que os gestos indicam um caminho, uma solução, uma saída. Impressionante!

CÉREBRO - Armazém que guarda todos os instantes de uma existência. A visão, o olfato e a audição vão se acumulando no Cérebro que, à medida que se precisa, buscando, ele fornece o que procura, pois estão lá os maus e bons momentos; a educação; os nomes de todos as coisas que se chegue a conhecer; os números estudados; suas aflições e traumas; momentos de alegria e felicidade; cenas; cenários; figuras e bichos. Tudo se armazena ali para o seu uso.

CORPO - Simples invólucro da alma.

LEI - Um código escrito, aprovado e publico para que todos obedeçam. A lei também pode ser adquirida pelos costumes. Eu sabendo que a sua propriedade é sua, não tenho o direito de tirá-la de você. Aliás, a obediência pela ordem social deveria ser totalmente focada nos costumes. Existem milhares de Leis, nem sempre obedecidas, ou aplicadas, justamente porque entram muitas em conflito com outras.

FAMÍLIA - Dá para se imaginar como viviam os primitivos povos? Não havia a família. Todos se misturavam. Com o passar das eras, chegou-se ao que é hoje: um núcleo. Isto é, a família. E, tenhamos certeza absoluta, a humanidade parte para acabar com a família, o núcleo. Será cada um por si.

INVENÇÃO - Graças a inteligência do homem, as invenções, desde a descoberta do fogo até a conquista do espaço, com foguetes e satélites, que uma certeza me fascina: um dia não haverá mais nada para descobrir, nem mesmo o outro lado depois da morte.

LIBERDADE - Um bem precioso que possuímos. Nada é mais importante do que liberdade.

SAÚDE - Sem ela, morremos. Incrível que não nos demos conta de que devemos cuidar da saúde.

TRÃNSITO - Um emaranhado de transeuntes, veículos e animais buscando alguma coisa em algum lugar. Bom é cada um ter consciência de que está no trânsito com milhões de outros seres. Precisa, não somente cuidar da sua vida, mas da vida dos outros.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

PENSAMENT0S















(*)

TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.

ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adéptos.

RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir oredem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.

SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.

AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem, aura positiva; praticando o mal, aura negativa.

ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.

CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.

CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo noscivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?

AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E issso é salutar ou vital para a existência humana.

PAZ - No começo da cibilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado, se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz.

GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

-----------------
(*) Pensamentos continuarão num outro dia.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

POR QUE DEFENDO SARNEY?

Todos têm direito à defesa. Uma pessoa que participe como jurado no Tribunal Popular do Júri tem a prerrogativa de, se vier a ser preso, ficar em cela especial. E por aí segue o desfile de alternativas em favor desses ou daquele empolado, circunstâncias que aliviam esta ou aquela autoridade.

Por que Sarney não pode ter os privilégios conferidos a tantos? Uma vez presidente da República; rompeu com a ditadura; três vezes Senador; Governador do Maranhão; além de outros cargos importantes na política, como várias vezes presidente do Senado e, ainda, um acadêmico, membro da Academia Brasileira de Letras, com inúmeras obras publicadas.

Mais de 50 anos dedicados à política. Será que não realizou algo em favor do povo? Com quase 80 anos de vida, já não tem o direito de errar, mesmo que esse erro seja uma vontade de ajudar um amigo?

Ora, atacam Sarney porque muitos da sua família, criados e vividos dentro da política, exercem cargos de destaque nessa mesma política. Como isso pode ser? Então, um brasileiro eleitor, livre e com seus direitos políticos em dia, exercendo um cargo eletivo condena toda a sua família para só trabalhar na rede privada?

Por outro lado, não desejando colocar todos na vala comum, quem é mais honesto do que Sarney dentro do Congresso? Há aqueles que se dizem não terem feito nada, somente recebido uns trocados para doar passagens às namoradas, parentes e amigos e que, mesmo assim, devolveram as quantias correspondentes. Qual a diferença de se devolver o que se recebeu indevidamente e se ter um parente exercendo um cargo na rede pública, constatando-se que tal parente tem competência para tanto? Uma infração viola a lei, outra não? As duas não são infrações? Uma requer castigo, outra não? As duas não estão sujeitas à reprimenda enérgica da sociedade? Por que somente o que atribui a Sarney merece conceito de antijuridicidade?

Um parente trabalhando com desenvoltura num cargo público é legal, e até demonstração de que se é honesto: preteriu-se o outro para amparar o seu, ou vice-versa: preteriu o seu para beneficiar o outro. Enquanto que pegar verbas de maneira ardilosa ou sorrateiramente e depois desculpar-se de que não sabia da sua ilegalidade, pelo menos para mim, é muito mais feio e infringente.

O que me espanta é que ninguém pode atirar pedra em Sarney. Mas a imprensa atira a torto e a direito, às vezes fazendo o jogo de muitos. A imprensa tem execrado alguns políticos que, anos mais tarde, apura-se a sua inocência. O que não é o caso dos senadores: não estou afirmando que todos têm culpa no Cartório.

O que existe, então? É um sistema antigo que funciona anacronicamente. Lembro-me do senador Agenor Maria – o homem do algodão -, do meu estado, que foi eleito Senador nos idos dos anos 70 e, num discurso na feira debaixo de sol inclemente bradou que para entrar no céu era preciso morrer. O Senado Federal é um céu e nem havia morrido para chegar lá. Quer dizer, os senhores Senadores têm, desde a manicure até as viagens de avião semanais para qualquer lugar; desde o cafezinho até a publicação luxuosa de livros que ninguém lê; desde o telefone, passando pelo celular, internet, automóvel com chofer, apartamento residencial, até às verbas indenizatórias; desde o tratamento dentário, mais o direito a tratamento médico de qualidade de primeiro mundo (e é para toda a família), até o sagrado direito de ter vários assessores; desde seus ganhos pecuniários depositados em sua conta, até as ajudas extras de empréstimos e similares. Tudo isso sem a verificação do assédio dos empresários que buscam benefícios fiscais, políticos e financeiros em suas atividades enriquecedoras e peculiares.

Daí a razão de tanta crítica e, porque Sarney exerce a presidência, e ser, ao mesmo tempo, líder, político calejado e amigo e apoiador de Lula (este com quase 90% de aprovação popular) o Senado vem sendo detonado a toda hora para, assim, empanar a biografia de Sarney; desmoralizar o Congresso e que as mazelas respinguem em Luis Inácio da Silva que, não se praticando atos exageradamente cruéis, como no passado, deverá eleger seu sucessor, isto é, sua sucessora: Dilma Ruseff.

Defendo José Sarney por sua vida embasada num ideal democrático! Por ter passado por tantos obstáculos! Por causar inveja a muitos metidos a puros e éticos! Por ter palavra empenhada e resgatada com dignidade! Por não concordar com esse achincalhe barato de um punhado de prosélitos da denúncia, mesmo que essa denúncia não venha com a marca da ética tão reivindicada.


William Lopes Guerra
Apodi – RN, 7 de julho de 2009.

terça-feira, 23 de junho de 2009

SÃO JOÃO (*)


Festas juninas ou Festas dos santos populares (Lituano - Joninės) são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa - Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia -, mas são encontrados também na Irlanda, partes da Grã-Bretanha (especialmente Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.
História da Festa Junina e tradições Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões

Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período
colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da
França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (
indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região
Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
(*) - Pesqisado na Wikipédia - Suapesquisa.com