sexta-feira, 24 de julho de 2009

SARNEY

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
DoHelp=function (){};
var g_wlmMainFormId = "aspnetForm", g_helpPaneMarket = "pt-BR", g_helpPaneProject = "MailClassic", g_helpBaseUrl = "http://help.live.com", g_adsToFire=[], g_isRtl = false, g_confirmEmptyFolder = "Tem certeza de que deseja esvaziar a pasta\x3f";
if (!document.cookie (document.cookie.indexOf("KSC")==-1) && (document.cookie.length!=0) )
{

var mailDomain = "mail.live.com";
if (window.location.hostname.indexOf(mailDomain) != -1)
{
window.location=document.location.href+'&n=1466677099';
}
}
function uxp_p(t){t.parentNode.style.filter="progid:DXImageTransform.Microsoft.AlphaImageLoader(src='"+t.src+"')";t.style.visibility = "hidden";}
function $c_TreatTile(i,s){i.style.display=s;var w=i.width,h=i.height;m=19;if(w>=hh
Windows Live™
Início
Perfil
Contatos
Email
Fotos
Mais ▼
Calendário
Eventos
Grupos
Spaces
SkyDrive
Proteção para a Família
Celular
Downloads
Todos os serviços
MSN ▼
Início
Automóvel
Jogos
Dinheiro
Filmes
Música
Notícias
Esportes
Tempo
function $clrDT(){var t=document.getElementById('c_hsv');if(t.value=="Pesquisar na Web"){t.value='';}return t;}
function searchTheWeb(){$clrDT();document.getElementById('c_search').submit();}

Parte superior do formulário
Pesquisar na Web
Parte inferior do formulário
william ▼
Alterar imagem
Alterar nome
Exibir sua conta
Vincular outras contas
sair
Hotmail
wlopes1960@hotmail.com
Caixa de Entrada (1)
Lixo ()
Rascunhos ()
Enviados ()
Excluídos ()
Gerenciar pastas
Adicione uma conta de email
Locais relacionados
Hoje
Lista de contatos
Calendário
Privacidade
Parte superior do formulário
Novo

Excluir
Lixo Eletrônico
Não é lixo eletrônico

Marcar como ▼
Não lida
Lida
Tentativa de phishing
Mover para ▼
Caixa de Entrada
Lixo
Rascunhos
Enviados
Excluídos

Esvaziar


Ajuda
Suporte
Comentários
Novidades
Sobre

Opções ▼
Idioma
Português (Brasil)
Temas


Mais temas
Configurações do painel de leitura
Desativado
Direita
Inferior
Mais opções
var _d=document;var _dh=_d.getElementsByTagName('head')[0];
function $newScript(s,i,b){var t=_d.createElement('script');t.id=i"";t.src=s;if(!b){_dh.appendChild(t);}return t;}

Messenger ▼
Exibir contatos do Messenger
Entrar no Messenger (Web)
Entrar automaticamente deste local
Classificar por ▼
Classificar por
Data
Para
Assunto
Tamanho
Mostrar somente as mensagens
Com anexos
if (!window['SearchBox']) SearchBox = {resetValue:function(){}, setValue:function(){}};


falecomoestadao@estadao.com


SARNEY‏
2:41
profiles@iconnect.match.com


POR FAVOR‏
21/7/2009
alicefernandes.uern@gmail.com


Arrolamento‏
21/7/2009
idelisalvati@senadora.gov


PIZZAIOLO‏
17/7/2009
ecijunior@hotmail.com


artigo do meu blog: "http://blogdoguerra-eupenso.blogspot.com/"‏
16/7/2009
luisnassif@ig.com.br


comentário sobre Veja para a Veja, sem sucesso por excesso de caracteres‏
13/7/2009
"wellington.salgado@senador.gov.br"


Pode me enviar E-mail comentando sobre o meu artig...‏
8/7/2009
wellington.salgado@senador.gov.br


PORQUE DEFENDO SARNEY‏
8/7/2009
wellington.salgado@senador.gov.br


PORQUE DEFENDO SARNEY‏
8/7/2009
papaleo@senador.gov.br


publiquei no meu blog‏
24/6/2009
ecijunior@hotmail.com


matérias para blog‏
21/6/2009
11 mensagens
Página
1
Responder
Responder a todos
Encaminhar




Exibição completa

SARNEY‏
De:
wParailliam lopes guerra (wlopes1960@hotmail.com)
Enviada:
sexta-feira, 24 de julho de 2009 2:41:40
:
SARNEY
Vocês quando pegaram o Marcos Valério quase que lhe tiraram o coro; Collor, pode ter sido tudo no mundo, mas não merecia um lixamento daquele, tanto é verdade, que o STF o inocentou e o povo lhe redimiu; Alcenyr Guerra, meu Deus do Céu, quase se mata, sabendo, ele mesmo, que era inocente enquanto a imprensa tripudiava em cima do seu caixão;tentaram fazer isso com Lula, não pegou.
Hoje vocês massacram Sarney. Todos os políticos que acham bom isso que vocês estão fazendo, não têm moral para atingi-lo, denunciando-o e julgando-o. Aliás, vocês já prolataram até a sentença. Qual o político no Brasil que não se locupletou por conta da politicagem? Lembram-se do caso de Ibsen Pinheiro? Crucificaram-no, entretanto, aquele deputado era inocente. E Sarney? Sarney foi deputado, governador, presidente da República; é membro da ABL, é senador e é pela terceira vez presidente do Senado. Aos 80 anos, com 60 de política, o que vocês queriam, que ele estivesse pobre e sua família na miséria? A IMPRENSA, que se diz independente (para mim não é, pois sempre escolhe um lado, um candidato, mesmo que essa escolha não se caracterize pelas ideias e/ou ideologias, mas, sim, pelas conveniências), democrática, todo dia solapa a base sentimental, familiar e humana do homem José Sarney. Já não é nem, sequer, um caso político, como eu achava no início. Transformou-se mesmo num caso de perseguição sem trégua e tortura mental e física. Lula tem razão: qual a biografia mais qualificada nos meios políticos da Nação, do que a biografia de José Sarney? Qual o homem político, hoje, com a sua estatura? Mostre-me, dentre todos, em especial entre os senadores, um que seja intelectual, inteligente e mais ético do que ele? Ora, estão fazendo uma tempestade com o diálogo que captaram. Meu pai é, por exemplo, um político influente e de poder no país. Quero lhe pedir um favor, totalmente possível, por que hei de não pedir? Qual o crime? No caso anunciado com energia excessiva na acusação, do diálogo de pai e filho, pai e filha, neta e avô, etc., e, como diria Tristão da Cunha: "Ninguém lhe achará ênfase lacrimosa nem grandiloquência vaga". Sarney, para mim, é probo, elegante e sabe se expressar e experiente o bastante para conhecer onde pode meter as mãos. Mas vocês, da imprensa, poderiam fazer o seguinte: mandar fuzilar Sarney. Aí conseguiriam duas coisa com um só tiro: Sarney viraria lenda, e Lula mito! Não é isso que os políticos da oposição querem que vocês façam, arrasar Sarney para que respingue em Lula? Sim, porque 2010 está aí. Lula sendo premiado lá fora, com alto grau de respeito internacional e sendo consagrado aqui, dentro do Brasil, o que resta para a oposição? Um assunto capaz de empanar a eleição de Dilma, candidata preferencial de Lula que, certamente, terá o apoio de Sarney. Caso eu esteja errado, respondam-me para que eu mude de opinião. William Lopes GuerraRua Tiradentes, 118, Centro.CEP 59.700-000 - Apodi - RN.E-mail: Wlope1960@hotmail.com
Compartilhe os momentos mais importantes da sua vida com quem você quiser.
Parte inferior do formulário
var PS = "96690";
{0}

Marcar como lida
Marcar como não lida
Excluir
Lixo Eletrônico
Não é lixo eletrônico
Imprimir
Exibir código-fonte da mensagem
Esta mensagem é muito grande para ajustar-se à sua tela. Mostrar toda a mensagem
PerfRecorder = {
config:{allowInstrumentation :true,
market:'pt-BR',
reportMode:'2',
sendTransactionsByImage:true,
sampleFrequency:'100',
delimiter:'\x26',
cookieName:'prc',
pltImg:'plx2.gif',
pltTransList:'L\x3aI, L\x3aT, L\x3aML',
transactionLimit:'50',
maxSessionDuration:'240',
privateDomain:'.mail.live.com',
sharedDomain:'.live.com'},
GT1Param:"",
page:{landingPageName:"", timeStamp:""},
stopPageTimer:function(){},
startTimer:function(){},
sendTransaction:function(){}
};
Browser = {isIE : true, isIE6 : true,isIE7 : false,isIE8 : false};Loc = {isBidi : false,LEFT : "left",RIGHT : "right",LRM : "\u200e",RLM : "\u200f"};Res = {strings : {browserJSError: "O Windows Live Hotmail n%c3%a3o p%c3%b4de concluir esta solicita%c3%a7%c3%a3o. A Microsoft poder%c3%a1 contatar voc%c3%aa sobre os problemas informados.",loading: "Carregando...",noconnectivity:"N%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel se conectar ao Windows Live Hotmail agora. Verifique se voc%c3%aa est%c3%a1 conectado %c3%a0 Internet e tente novamente",fppTimeout: "N%c3%a3o foi poss%c3%advel concluir a tarefa. Tente novamente.",fppInternalErr: "N%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel se conectar ao Windows Live Hotmail agora. Tente novamente mais tarde."}};App = { BUILD : "13.3.3227.0707",config : {adsMinInterval: "2", adsMinActions : "1",profiling : false,cookieDomain: ".mail.live.com",imgSvrUrl : "http://gfx2.hotmail.com/mail/w3/ltr/"}};Page = {FORM_ID:'aspnetForm',fppCfg : { RequestHandler:"mail.fpp",FppVersion:1,SessionId:"uIajPI6KWc3EAG8X3nOGWg%3d%3d",AuthUser:"2618500825",CanaryToken:"mt",Version:"1",PartnerID:""},SELF_PATH : '\x2fmail\x2fInboxLight.aspx',queryString : {nonce : '1235250953'}};Resize = {};
InboxPage = {isReadMessageMode : false,Ads : {lastRefreshTime : new Date(),actionCt : 0},Strings : {allowJunkReportingQuestion : "Voc%c3%aa est%c3%a1 nos ajudando a lutar contra o lixo eletr%c3%b4nico fornecendo informa%c3%a7%c3%b5es sobre mensagens inapropriadas. N%c3%b3s podemos compartilhar este email com outras empresas para que elas possam ajudar a bloquear o envio de mensagens indesejadas. Obrigado.",unsubscribeText : "Diremos ao remetente que voc%c3%aa n%c3%a3o deseja fazer parte desta lista de endere%c3%a7amento%2c mas%2c pode ser que demore 10 dias para que ele exclua seu email da lista. Podemos tamb%c3%a9m compartilhar esse email com empresas que nos ajudam a lutar contra o lixo eletr%c3%b4nico.",unsafeLinkQuestion : "Os anexos%2c as imagens e os links na mensagem foram bloqueados para sua seguran%c3%a7a. Deseja desbloquear o conte%c3%bado da mensagem%3f",replyForwardWarning : "Verifique se voc%c3%aa confia neste remetente desconhecido. O encaminhamento e a resposta exibir%c3%a3o todas as imagens ou os links inclusos. Isso pode permitir que ele envie mais lixo eletr%c3%b4nico a voc%c3%aa.",noMessagesSelected : "Voc%c3%aa deve selecionar pelo menos uma mensagem para poder executar esta a%c3%a7%c3%a3o. Para selecionar uma ou mais mensagens%2c basta marcar a caixa ao lado de cada mensagem.",confirmEmptyFolder : "Tem certeza de que deseja esvaziar a pasta%3f",cannotReplyAddr : "Voc%c3%aa n%c3%a3o pode responder a este endere%c3%a7o de email.",cannotFwdAddr : "N%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel encaminhar esta mensagem.",readMsgText : "Lida",unreadMsgText : "N%c3%a3o lida",sortByCaption : "Classificar por %7b0%7d",sortBy : {Date : "Data",To : "Para",From : "De",Subject : "Assunto",Size : "Tamanho"},cannotSortBigInbox : "H%c3%a1 muitas mensagens suas%2c portanto%2c n%c3%a3o %c3%a9 poss%c3%advel classific%c3%a1-las.\n\nA caixa de pesquisa acima das mensagens ajudar%c3%a1 voc%c3%aa a localizar o que est%c3%a1 procurando.",cannotSortSearch : "N%c3%a3o podemos mudar a classifica%c3%a7%c3%a3o dos resultados de pesquisa no momento.\n\nSe houver muitos resultados aqui%2c digite mais palavras-chave. Ser%c3%a1 mais f%c3%a1cil localizar as informa%c3%a7%c3%b5es que procura.",dragSingle : "%7b0%7d mensagem",dragMany : "%7b0%7d mensagens"},Ps : {mailFolders : "96690"},MsnIm : {userEmail : "wlopes1960%40hotmail.com",offlineTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 offline",onlineTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 online",busyTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 ocupada",awayTxt : "Esta pessoa est%c3%a1 ausente"},Config : {readingPane : {autoSelectFirstMsg : false,location : "Off",unmanagedAutoExpandMessageAtWidth : "770" },pageSize : 35,hasSeenReportUi : false,konaRefreshCookie: "kr",sysFldrs : {noneFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000000",inboxFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000001",trashFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000002",junkFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000005",sentFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000003",draftsFid : "00000000-0000-0000-0000-000000000004" },isPfDown : false},pdCookie : "pd-2618500825",WMP : {wmplayer_pollingInt : "100",wmplayer_loading : "Carregando",wmplayer_play : "Executar",wmplayer_pause : "Pausar",wmplayer_stop : "Parar",wmplayer_seek : "Progresso da Execu%c3%a7%c3%a3o",wmplayer_volume : "N%c3%advel do Volume",wmplayer_mute : "Sem Som",wmplayer_error : "Ocorreu um problema ao executar este arquivo.",wmplayer_errorWMPNotInstalled : "Instale o Windows Media Player para escutar os anexos de %c3%a1udio diretamente do email.",wmplayer_errorWMPInstallUrl : "http%3a%2f%2fgo.microsoft.com%2ffwlink%2f%3fLinkId%3d6058",wmplayer_errorCannotPlay : "Ocorreu um problema ao executar o arquivo de %c3%a1udio.",wmplayer_errorCannotOpenUrl : "Ocorreu um problema ao baixar o arquivo de %c3%a1udio.",cssUrls : ["http://gfx8.hotmail.com/mail/13.3.3227.0707/styles/OOB_56_Wildflowers/audioplayer.css"],scriptUrls :["http://gfx6.hotmail.com/mail/13.3.3227.0707/WMPlayer.js"]},cssUrls : [],scriptUrls :["http://gfx6.hotmail.com/mail/13.3.3227.0707/i1a.js"],onMessageScroll : function(){},onMessageListScroll : function(){}};
if(null==window["$Config"])
window["$Config"] = {};
window.$Config.Themes =
{
baseUrl:'http\x3a\x2f\x2fgfx8.hotmail.com\x2fmail\x2f13.3.3227.0707\x2fstyles\x2f',
current:'OOB_56_Wildflowers',
version:'',
url:'http\x3a\x2f\x2fgfx8.hotmail.com\x2fmail\x2f13.3.3227.0707\x2fstyles\x2f\x2fOOB_56_Wildflowers\x2f',
hmtwUrl:'\x2fmail\x2fOptionsWriter.aspx\x3fn\x3d296659948\x26mt\x3d01_a4c2e0811afb1a92dfb012a32db7c7d3ca6cb924252fc99c589499a4bc28480e\x257c74fd1c595caf86a4\x26themeId\x3d'
}
PerfRecorder.page.landingPageName = "I";PerfRecorder.page.timeStamp = new Date().getTime();

© 2009 Microsoft
Privacidade
Legal
Central de Ajuda
Conta
Comentários

quinta-feira, 16 de julho de 2009


A RESPOSTA


Aqui não se trata de nenhuma admoestação contra ninguém, mas uma palavra de insulação para aqueles que gostam de criticar a prefeita Gorete.

Criticar por criticar não vale nada. Crítica construtiva, isso sim, deve ser aproveitada. Criticar simplesmente tentando dessangrar a administração da prefeita, não lucra nada, nenhum benefício ganha, pelo contrário, perde.

Empenhavam-se, os críticos de plantão, alguns até amigos meus, em dizer que as ruas estavam sujas desde a administração passada e, assim, iriam continuar. Parece-me que a coisa não é bem assim. As ruas estão ficando limpas. O transporte da carne, do matadouro para o açougue, era uma constante nas conversas dos críticos. Hoje, nem se lembram mais do trator e aquele monstrengo arrastado fazendo barulho pelas ruas.

Veículos para a saúde. Instalação das secretarias em prédios de vergonha. Consertando estradas vicinais. Equipando o município com máquinas e veículos para realizarem os serviços pesados. Em breve deverá chegar um carro de compactação de lixo; virão duas caçambas exclusivas para reparos em estradas; além de dois tratores potentes para auxílio em determinados serviços.

A doação de terreno para a construção do Campus da UERN. Implantação do Plano de Cargos e Carreira nas áreas da saúde e da educação. Pagamentos rigorosamente em dia: fornecedores e pessoal, até mesmo os 50% do 13°.

Somente para avivar a mente dos críticos que, feito descargas epilépticas, falam da prefeita Gorete somente por falar, por serem adversários. Embora eu já tenha ouvido de alguns adversários, que a cidade está ficando limpa.

Mas, esperem, aguardem que vêm por aí, realizações que todos hão de ver, a olho nu, como construções de prédios e asfaltamento de ruas. Novas praças, abertura de novas ruas, casas populares, escolas, postos de saúde, e muito mais.

Para esses críticos que de tanto parolarem, as goelas se lhes abrasam, a resposta da prefeita Gorete é o silêncio. E é o trabalho contínuo que nem uma operária áptera, econômica e trabalhadora, soerguendo, aos poucos, o desenvolvimento da nossa cidade.

Não estou como disse no intróito, primeiro parágrafo, desfazendo das críticas construtivas, aquelas que se podem receber como sugestões ou conselhos, ou orientações. Estou dizendo, afirmando mesmo, que não adianta falar de algo que nem se sabe se vai acontecer ou não, isto é, se Gorete vai se sair como grande administradora ou não. Quem cedo criticar, mais cedo ainda tem que se calar, especialmente no caso em tela, ou seja, a administração da atual prefeita.

Depois de um ano de trabalho, duvido que os criticastros não mais estejam a deitar falação, assim num alvoroço de lábios núncios da má notícia, num trisso de chamar a atenção, mais pela zoada do que por seu significado. Pode ladrilhar as calçadas com ouro puro, ainda assim, aqueles inconformados estarão a abrir o bico.

A prefeita Gorete vai continuar a realizar seus feitos prometidos na campanha, cumprindo as promessas mais urgentes e respondendo aos seus críticos contumazes e eternos. E isso é o que importa agradar ao povo em geral, desagradando àqueles que torcem para que a administração não ultrapasse as administrações passadas. Aí é que eles se enganam.


Por WILLIAM LOPES GUERRA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Comentário

Comentário

A revista Veja que já recebi semanalmente como assinante, tem uma verdadeira ojeriza a Lula. Lula é um político que não veio do meio político como José Agripino, Sarney, Arthur Virgílio, Pirillo, etc., mas um sindicalista que combateu a ditadura, que está ajudando aos mais pobres e projetando o Brasil no cenário mundial como não se viu antes. Outro dia comemoraram 15 anos do Real, mas não falaram do prêmio que Lula recebeu no estrangeiro. Agora, como a Veja tem verdadeira ojeriza a Lula, aproveitam da onda de denunciação contra Sarney e tentam respingar nele, Lula. Lula não tem nada para esconder, nem dentro nem fora de seu governo, Veja a família de Lula como continua da mesma maneira de antes de Lula ser presidente? A ISTO É mostrou. A VEJA não. Não entendo nada disso. Por que toda essa busca de qualquer coisa para incriminar Lula? Não basta os serviços prestados pelo menino retirante do Nordeste? Não bastam os elogios de Obama? E os mais de 80 por cento de aprovação do povo brasileiro, também não bastam? O que precisa Lula fazer para não ser tão severamente criticado pela Veja? Não se pede que esta revista perca o direito de criticar quem quer que seja até mesmo o Papa, não. Mas coloquem a verdade acima de tudo e entendam que Lula está sendo um dos maiores presidentes do Brasil! Sarney! Por que massacrar Sarney, agora? Sarney não era isso há 10 anos atrás? Sarney foi governador, presidente da República, senador, presidente do Congresso, membro da ABL, não mereceria um tratamento diferenciado? Merece, sim. Não quer dizer que Sarney não possa sentar numa cadeira de réu, não a lei é para todos. Mas se uma pessoa participa de um corpo de jurados num Tribunal Popular do Júri tem tratamento diferenciado, por que Sarney, com 80 anos, com larga folha de serviços prestados à Nação não merece? Por outro lado, vos indago, ainda: qual Senador é mais puro do que Sarney? Ou melhor, qual senador fez mais pelo Brasil e pelo seu povo do que Sarney? Mas eu já captei a mensagem da Veja, da grande imprensa, nesses últimos dias: 2010 se aproxima, Dilma sobe nas pesquisas e não querem que um ex-combatente da Ditadura, aliada de Lula, vença o pleito para presidente. FOI O QUE TENTOU, a grande imprensa antes da reeleição de Lula, fazer: jogaram uma pedra no lago, mas não fez maré e Lula venceu com folga. Sarney pode ser o que for, mas não merece este bombardeio. Até sei que se não fosse Sarney um amigo e apoiador de Lula, pouca coisa ou quase nada estaria acontecendo, em especial a Veja, direitista ao extremo, que, no meu pensamento, nem existe mais ultra direita, nem ultra esquerda, pois o que existe é um alinhamento das Nações sérias em trabalhar em prol do povo menos favorecido. Para encerrar, vou salientar que recebo sempre mensagens e propostas para que renove a assinatura de Veja, mas por sabê-la altamente tendenciosa, contra Lula acintosamente, não renovo. Embora isso não signifique nada para o Poderio da Veja. É uma forma de eu protestar contra a enxurrada de coisas que tentam atingir Lula. Porque não falam das coisas boas que Lula pratica? Economia, bolsa família, educação, saúde, política externa e que, acima de tudo, botou o nome do nosso País no panteão das grandes Nações? Isso não pode, pois vai desgostas a ultra direita! Ou aos neo-liberais qu7e fracassaram no mundo inteiro.

PS.: William Lopes Guerra
Rua Tiradentes, 118, Centro
CEP 59700000 - Apodi - RN

Lembrete: o Mainardi que disse que Lula é sua Anta, deveria voltar para a Itália, Dilma vai vencer e em 2014 ele, Lula, volta.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PENSAMENT0S (*)TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adeptos.RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir ordem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem aura positiva; praticando o mal aura negativa.ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo nocivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E isso é salutar ou vital para a existência humana.PAZ - No começo da civilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz. GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

(*) PENSAMENTOS

HISTÓRIA - Meio pelo qual ficamos sabendo de tudo o que passou. O registro de todos os feitos da Humanidade. Até sua passagem pelo Planeta, por mais humilde que seja, está fazendo parte da história. Fantástico!

INTELECTUAL - Aquele que tem uma opinião formada sobre tudo. Conhecedor profundo dos acontecimentos e seus desdobramentos. Em especial, é intelectual, o homem que consegue aprender a viver com a própria vida. Os almanaques, livros, revistas, jornais e outros lhes trazem o conhecimento superficial, mas, o humano, aprende-se vivendo uns com os outros: nos erros e nos acertos.

SÁBIO - O que tem lições de vida para dar. Esse, sim, deve ser um conhecedor da alma humana. Em geral o sábio ouve mais do que fala. Terá ocasiões que os gestos indicam um caminho, uma solução, uma saída. Impressionante!

CÉREBRO - Armazém que guarda todos os instantes de uma existência. A visão, o olfato e a audição vão se acumulando no Cérebro que, à medida que se precisa, buscando, ele fornece o que procura, pois estão lá os maus e bons momentos; a educação; os nomes de todos as coisas que se chegue a conhecer; os números estudados; suas aflições e traumas; momentos de alegria e felicidade; cenas; cenários; figuras e bichos. Tudo se armazena ali para o seu uso.

CORPO - Simples invólucro da alma.

LEI - Um código escrito, aprovado e publico para que todos obedeçam. A lei também pode ser adquirida pelos costumes. Eu sabendo que a sua propriedade é sua, não tenho o direito de tirá-la de você. Aliás, a obediência pela ordem social deveria ser totalmente focada nos costumes. Existem milhares de Leis, nem sempre obedecidas, ou aplicadas, justamente porque entram muitas em conflito com outras.

FAMÍLIA - Dá para se imaginar como viviam os primitivos povos? Não havia a família. Todos se misturavam. Com o passar das eras, chegou-se ao que é hoje: um núcleo. Isto é, a família. E, tenhamos certeza absoluta, a humanidade parte para acabar com a família, o núcleo. Será cada um por si.

INVENÇÃO - Graças a inteligência do homem, as invenções, desde a descoberta do fogo até a conquista do espaço, com foguetes e satélites, que uma certeza me fascina: um dia não haverá mais nada para descobrir, nem mesmo o outro lado depois da morte.

LIBERDADE - Um bem precioso que possuímos. Nada é mais importante do que liberdade.

SAÚDE - Sem ela, morremos. Incrível que não nos demos conta de que devemos cuidar da saúde.

TRÃNSITO - Um emaranhado de transeuntes, veículos e animais buscando alguma coisa em algum lugar. Bom é cada um ter consciência de que está no trânsito com milhões de outros seres. Precisa, não somente cuidar da sua vida, mas da vida dos outros.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

PENSAMENT0S















(*)

TEMPO - Diz-se que o tempo passa. O tempo não passa, quem passa somos nós.

ALMA - Falam que a alma sai do corpo e vai ou para o céu ou para o inferno. A alma é que é vida. Não morre nunca, a alma. Quanto ao céu e o inferno são invenções das religiões para pressionarem seus adéptos.

RELIGIÃO - Pregam que a religião é um caminho para se conseguir a salvação. Salvação de que? Para que? A religião (ou as religiões) existe para existir oredem na sociedade. Aliás até as religiões estão provocando desordem na sociedade.

SALVAÇÃO - Isso é coisa que não existe. O que há é que você pratique o bem e haverá uma aura ao seu redor que chamará a atenção de todos. Você será recompensado por ser uma boa pessoa. O que deverá acontecer o contrário na hipótese de praticar coisas ruins, sua aura será negativa e todos lhe repelirão e o castigarão.

AURA - Proporcionada pela população. Como disse, praticando o bem, aura positiva; praticando o mal, aura negativa.

ECONOMIA - Termo inventado pelos capitalistas para controlar toda a riqueza possível no mundo todo. Não existe a economia as riquezas não pertenceriam a ninguém, mas a todos.

CAPITALISMO - Os trabalhadores trabalham e dão lucro aos que se consideram donos da riqueza.

CRISE - Aqui, no caso, crise econômica. Algo noscivo que deprime todos os cidadãos. Criada pelos que controlam o sistema econômico com a finalidade de obterem mais lucros, se ajustarem aos novos tempos e seguirem em frente, pois não são cíclicas as crises?

AMOR - Existe sim. É algo que não vemos, mas sentimos. E issso é salutar ou vital para a existência humana.

PAZ - No começo da cibilização, os homens não conheciam a guerra. Sua invenção se deu para que se justificassem as conquistas, os assaltos e rapinagem. O que roubava, queria matar; o que era roubado, se defendia. E a guerra tornou-se um "negócio" e bem lucrativo. Por isso a paz que, realmente, era o que existia foi usurpada e colocada em segundo plano. Assim: vamos fazer a guerra para termos a paz.

GUERRA - Significa morte, destruição, mal, crueldade, injustiça, terror, desumanidade, banditismo, tirania, e custa caro. A paz, porque é grátis, os poderosos não querem.

-----------------
(*) Pensamentos continuarão num outro dia.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

POR QUE DEFENDO SARNEY?

Todos têm direito à defesa. Uma pessoa que participe como jurado no Tribunal Popular do Júri tem a prerrogativa de, se vier a ser preso, ficar em cela especial. E por aí segue o desfile de alternativas em favor desses ou daquele empolado, circunstâncias que aliviam esta ou aquela autoridade.

Por que Sarney não pode ter os privilégios conferidos a tantos? Uma vez presidente da República; rompeu com a ditadura; três vezes Senador; Governador do Maranhão; além de outros cargos importantes na política, como várias vezes presidente do Senado e, ainda, um acadêmico, membro da Academia Brasileira de Letras, com inúmeras obras publicadas.

Mais de 50 anos dedicados à política. Será que não realizou algo em favor do povo? Com quase 80 anos de vida, já não tem o direito de errar, mesmo que esse erro seja uma vontade de ajudar um amigo?

Ora, atacam Sarney porque muitos da sua família, criados e vividos dentro da política, exercem cargos de destaque nessa mesma política. Como isso pode ser? Então, um brasileiro eleitor, livre e com seus direitos políticos em dia, exercendo um cargo eletivo condena toda a sua família para só trabalhar na rede privada?

Por outro lado, não desejando colocar todos na vala comum, quem é mais honesto do que Sarney dentro do Congresso? Há aqueles que se dizem não terem feito nada, somente recebido uns trocados para doar passagens às namoradas, parentes e amigos e que, mesmo assim, devolveram as quantias correspondentes. Qual a diferença de se devolver o que se recebeu indevidamente e se ter um parente exercendo um cargo na rede pública, constatando-se que tal parente tem competência para tanto? Uma infração viola a lei, outra não? As duas não são infrações? Uma requer castigo, outra não? As duas não estão sujeitas à reprimenda enérgica da sociedade? Por que somente o que atribui a Sarney merece conceito de antijuridicidade?

Um parente trabalhando com desenvoltura num cargo público é legal, e até demonstração de que se é honesto: preteriu-se o outro para amparar o seu, ou vice-versa: preteriu o seu para beneficiar o outro. Enquanto que pegar verbas de maneira ardilosa ou sorrateiramente e depois desculpar-se de que não sabia da sua ilegalidade, pelo menos para mim, é muito mais feio e infringente.

O que me espanta é que ninguém pode atirar pedra em Sarney. Mas a imprensa atira a torto e a direito, às vezes fazendo o jogo de muitos. A imprensa tem execrado alguns políticos que, anos mais tarde, apura-se a sua inocência. O que não é o caso dos senadores: não estou afirmando que todos têm culpa no Cartório.

O que existe, então? É um sistema antigo que funciona anacronicamente. Lembro-me do senador Agenor Maria – o homem do algodão -, do meu estado, que foi eleito Senador nos idos dos anos 70 e, num discurso na feira debaixo de sol inclemente bradou que para entrar no céu era preciso morrer. O Senado Federal é um céu e nem havia morrido para chegar lá. Quer dizer, os senhores Senadores têm, desde a manicure até as viagens de avião semanais para qualquer lugar; desde o cafezinho até a publicação luxuosa de livros que ninguém lê; desde o telefone, passando pelo celular, internet, automóvel com chofer, apartamento residencial, até às verbas indenizatórias; desde o tratamento dentário, mais o direito a tratamento médico de qualidade de primeiro mundo (e é para toda a família), até o sagrado direito de ter vários assessores; desde seus ganhos pecuniários depositados em sua conta, até as ajudas extras de empréstimos e similares. Tudo isso sem a verificação do assédio dos empresários que buscam benefícios fiscais, políticos e financeiros em suas atividades enriquecedoras e peculiares.

Daí a razão de tanta crítica e, porque Sarney exerce a presidência, e ser, ao mesmo tempo, líder, político calejado e amigo e apoiador de Lula (este com quase 90% de aprovação popular) o Senado vem sendo detonado a toda hora para, assim, empanar a biografia de Sarney; desmoralizar o Congresso e que as mazelas respinguem em Luis Inácio da Silva que, não se praticando atos exageradamente cruéis, como no passado, deverá eleger seu sucessor, isto é, sua sucessora: Dilma Ruseff.

Defendo José Sarney por sua vida embasada num ideal democrático! Por ter passado por tantos obstáculos! Por causar inveja a muitos metidos a puros e éticos! Por ter palavra empenhada e resgatada com dignidade! Por não concordar com esse achincalhe barato de um punhado de prosélitos da denúncia, mesmo que essa denúncia não venha com a marca da ética tão reivindicada.


William Lopes Guerra
Apodi – RN, 7 de julho de 2009.